[weglot_switcher]

Paddy Cosgrave não comenta impacto da Web Summit abaixo do esperado e atribui avaliação às eleições autárquicas

Um estudo do Ministério da Economia, avançado, esta quarta-feira, pelo “Jornal de Negócios” revela diferenças significativas entre a estimativa e o verdadeiro impacto económico da Web Summit, entre 2016 e 2019, anos em que Fernando Medina
3 Novembro 2021, 11h17

O CEO e co-fundador da maior cimeira tecnológica do mundo reconhece que o impacto económico da Web Summit em Portugal, entre 2016 e 2019, terá ficado bem abaixo do estimado inicialmente, mas não adiantou comentários sobre os dados do Ministério da Economia.

Durante uma conferência de imprensa, esta quarta-feira, na Web Summit, em Lisboa, Paddy Cosgrave não elaborou nos motivos, justificando que a divulgação do relatório poderá estar relacionado com as eleições autárquicas — que deram a vitória ao novo presidente da câmara Carlos Moedas, que sucede assim a Fernando Medina — um tema que o responsável optou por não elaborar.

“O relatório, a meu ver, tem a ver com as eleições [autárquicas] e eu não vou comentar nenhuma eleição em Portugal”, disparou quando questionado pelos jornalistas, não revelando se face às conclusões deste relatório, se haveria algum risco de uma renegociação do contrato com o Estado português.

A resposta surge na sequência de uma notícia avançada, esta quarta-feira, pelo “Jornal de Negócios“, que dava conta de uma avaliação do impacto da cimeira divulgada pelo Gabinete de Estudos Económicos (GEE) do Ministério da Economia. Segundo os dados,  as estimativas de ganhos na despesa realizada em Portugal, no emprego, na receita fiscal e no valor acrescentado bruto (VAB) durante o evento de tecnologia ficam aquém do esperado inicialmente — e as diferenças são significativas.

Entre 2016 e 2016, a Web Summit terá gerado menos 77,5 milhões de euros para os cofres do Estado, o VAB terá crescido menos 196 milhões de euros do que o estimado, terão sido criados menos 2.673 postos de trabalho e despendidos menos 16 milhões de euros do que o antecipado.

Ainda assim, nestes quatro anos, as estimativas dos economistas, Francisco Carballo-Cruz, João Cerejeira e Ana Paula Faria apontam para ganhos de 252 milhões de euros no VAB, de 115 milhões de euros na receita fiscal, de 6.895 postos de trabalho e de 310 milhões em despesas feitas no país com a Web Summit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.