Pagamentos com cartão caíram 10% neste confinamento, menos do que em 2020

O mês de janeiro do presente ano representou um agravamento face ao mês anterior, em que a redução homóloga tinha sido de -1%, justificando-se principalmente pelo reforço das medidas de confinamento e com o encerramento das escolas.

O valor das operações com cartão de pagamento caiu 10% no mês de janeiro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, revela o Banco de Portugal (BdP) esta sexta-feira.

O sector do alojamento foi o mais afetado, com uma redução de 77,5%, seguindo-se uma quebra de 60% na Administração Pública e de 57,9% na restauração. “Apesar de o sector do comércio a retalho ter registado uma contração de 2,7% em termos homólogos, em janeiro de 2021 o valor das compras em supermercados e hipermercados cresceu 12,9% e as compras em estabelecimentos de produtos alimentares, bebidas e tabaco subiu 48,5%”, indicam os dados do BdP.

O mês de janeiro do presente ano representou um agravamento face ao mês anterior, em que a redução homóloga tinha sido de -1%, justificando-se principalmente pelo reforço das medidas de confinamento e com o encerramento das escolas.

“Apenas entre março e junho de 2020, durante o primeiro período em que vigoraram medidas de confinamento igualmente restritivas, se verificaram reduções mais expressivas nos pagamentos com cartão do que estas”, divulga a entidade do BdP. Em abril de 2020, a entidade registou-se uma quebra de 28,8% no valor das operações com cartão.

Os dados divulgados pela entidade supervisora sugerem “que as medidas de confinamento adotadas no início de 2021 estão a ter um impacto menos significativo no valor das compras efetuadas com cartão do que as adotadas entre março e junho do ano passado”.

Por sua vez, entre 18 de janeiro e 14 de fevereiro do presente ano, o valor das compras com cartão efetuadas por portugueses em Portugal registou uma redução homóloga de 21%, comparando com a diminuição de 37% durante as primeiras quatro semanas de confinamento do ano passado, entre 16 de março e 12 de abril.

Também os levantamento em numerários apresentaram uma evolução semelhante, ainda com um impacto mais expressivo. Os levantamentos reduziram em 28% no período em análise em 2021, face à quebra de 41% verificada em 2020.

Ler mais
Recomendadas

Converter documentos Word em apresentações PowerPoint automaticamente? Vai ser possível

A criação de apresentações PowerPoint será muito facilitada quando esta nova funcionalidade estiver implementada no Microsoft Word.

Conheça os rótulos europeus de eficiência hídrica e energética e poupe centenas de euros por ano

Nestas imagens fica a conhecer os rótulos para aumentar a poupança. Se utilizássemos equipamentos mais eficientes, o montante a pagar na fatura seria substancialmente reduzido, refere a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Quase 4.400 entidades integram a lista de candidatas à consignação do IRS

Entre misericórdias, fundações, casas do povo, teatros, centros sociais e paroquiais, igrejas, bombeiros e variadas associações um total de 4.399 entidades integra a lista de candidatos à fatia de imposto que os contribuintes lhes podem consignar quando fazem a entrega da sua declaração anual do imposto.
Comentários