[weglot_switcher]

‘Pai do telemóvel’ vem a Portugal em outubro

No âmbito do 25º aniversário do IT – Instituto de Telecomunicações, decorrerá a 12 de outubro, no Techdays, em Aveiro, uma conferência especial designada “IT 25 anos”, com Martin Cooper.
27 Setembro 2017, 17h04

Martin Cooper, considerado o ‘pai do telemóvel’ e apontado como um dos 100 maiores inventores de sempre pela Time Magazine, vai estar em Portugal para participar numa conferência do IT – Instituto de Telecomunicações, em outubro.

Nessa conferência, Martin Cooper revelará como este dispositivo mudou o mundo.

No âmbito do 25º aniversário do IT, decorrerá a 12 de outubro, no Techdays, esta conferência especial designada “IT 25 anos”, com Martin Cooper.

Martin Cooper irá integrar “um painel de oradores inédito e com reconhecida notoriedade internacional”, onde “a lenda da indústria digital e ícone da Motorola desvendará o passado do dispositivo que mudou o mundo e refletirá, ainda, sobre o futuro das telecomunicações”, de acordo com um comunicado do IT.

Relembre-se que o TECHDAYS decorre de 12 a 14 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, e tem como objetivo mostrar o que de melhor se faz na área da tecnologia em Portugal.

Martin Cooper não só liderou a equipa que criou o telemóvel como foi, ainda, a primeira pessoa do mundo a realizar uma chamada telefónica sem fios.

“Após 29 anos de carreira na Motorola – onde foi ‘manager’ de sistemas de comunicação e diretor corporativo de R&D [I&D] –, Cooper fundou várias empresas, incluindo a Cellular Business Systems, empresa líder na indústria das telecomunicações dos EUA nos anos 80, e a ArrayComm, líder mundial em tecnologia de antenas inteligentes”, destaca o referido comunicado do IT.

Hoje, aos 89 anos, o inventor, empresário e empreendedor, é presidente e cofundador da incubadora empresarial Dyna LLC e membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA, acrescenta o referido documento.

Martin Cooper foi ainda apontado, em 2007, como um dos 100 maiores inventores do mundo pela Time Magazine, além de já ter sido laureado com o Prémio Marconi e o Prémio das Astúrias.

“A acompanhar Martin Cooper no maior fórum nacional de tecnologia estará a sua mulher Arlene Harris, a ‘primeira dama do wireless’, responsável por grandes avanços na indústria das telecomunicações e a primeira mulher a ser distinguida no RCR Wireless Hall of Fame”, conclui o comunicado do IT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.