A taxa de desemprego dos países da OCDE continuou a diminuir para 6,9% em novembro do ano passado, que compara com os 7,1% registados em outubro. Os dados publicados esta quarta-feira pela instituição com sede em Paris mostram, contudo, que se manteve 1,7 pontos percentuais (p.p.) acima do nível observado no pré-pandemia.
No total, 45,5 milhões de pessoas estavam desempregadas nos países da OCDE em novembro, mais 10,7 milhões do que em fevereiro.
Em novembro, a taxa de desemprego caiu ligeiramente mais rápido entre o sexo feminino, ao descer para 7% (7,2% em outubro), enquanto no sexo masculino se fixou em 6,8% (6,9% em outubro).
“Quedas semelhantes foram observadas para os jovens (de 15 a 24 anos) (para 14,3% de 14,4% em outubro) e para indivíduos com mais de 25 anos ou mais (para 6% de 6,1%)”, refere a OCDE em comunicado.
No entanto, alerta que “é necessário algum cuidado ao interpretar a queda na taxa de desemprego da OCDE em comparação com o pico de abril, já que isso reflete em grande parte o retorno de trabalhadores em lay-off temporário nos Estados Unidos e Canadá, onde são registada como desempregados”.
A OCDE recorda que a taxa de desemprego na zona euro diminuiu para 8,3% em novembro, que compara com os 8,4% registados em outubro, mas manteve-se 1,1 p.p. acima do nível de fevereiro. Dá ainda nota de que quebras de 0,3 p.p. ou mais foram registadas na Finlândia, Itália, Holanda e Portugal, enquanto aumentos de 0,2 p.p. ou mais foram registados em França, Irlanda e Espanha.
Nos Estados Unidos – onde o número de trabalhadores em lay-off diminuiu a um ritmo mais lento em novembro do que nos meses anteriores – e no Canadá a taxa de desemprego caiu 0,2 e 0,4 p.p. face ao mês anterior para 6,7% e 8,5%, respetivamente, ou seja, cerca de três p.p. superior a fevereiro.
A OCDE chama mais uma vez a atenção de que as estatísticas do desemprego deixam de fora algumas realidades, uma vez que podem não contabilizar indivíduos que devido à pandemia não podem procurar ativamente emprego e que não são correspondem aos critérios de classificação de desempregado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com