[weglot_switcher]

PAN numa futura geringonça? André Silva disponível para negociar com quem vencer legislativas

António Costa destacou a “excelente relação” do PS com o PAN, destacando que tem sido um “parceiro” e que a relação de “grande proximidade pode continuar”. PAN disposto a negociar com vencedor das eleições de outubro.
  • “Este caso [Tancos] está a desviar a atenção daquilo que é essencial, que é todos podermos fazer uma campanha a informar as pessoas das nossas propostas.”
28 Maio 2019, 13h17

Depois de obter o triplo dos votos nas eleições europeias face a 2014, e de conseguir eleger um eurodeputado, o Partido Animais Natureza (PAN) está em rota para poder melhorar o seu resultado nas legislativas de outubro.

Segundo as contas feitas pelo Jornal Económico, se os resultados das europeias fossem transpostos para as legislativas, o PAN passaria de um deputado para seis deputados no Parlamento nacional.

O líder do partido, e único deputado do PAN na Assembleia da República, garante que está disponível para negociar um eventual apoio parlamentar ao Governo que vencer as legislativas.

“Havendo possibilidade de fazer um apoio a um partido que não tem maioria absoluta e cuja geometria parlamentar necessita do apoio do PAN, em função dos resultados [do PAN], em função dos cadernos de encargos que coloquemos em cima da mesa e da aceitação desse cadernos de encargos, estamos disponíveis para nos sentarmos para percebermos se há ou não há essa possibilidade”, disse André Silva em entrevista à SIC Notícias, em referência à possibilidade de formar uma ‘PANgonça’, a entrada deste partido numa eventual geringonça.

Questionado sobre o seu programa eleitoral para a próxima legislatura, o PAN diz que ainda não está fechado.

Por sua vez, António Costa destacou a “excelente relação” do PS com o PAN, destacando que tem sido um “parceiro” e que a relação de “grande proximidade pode continuar”.

“Nestes três anos e meio temos tido uma excelente relação com o PAN. Tenho a ideia que o PAN nunca votou contra os orçamentos do Estado desta legislatura e nalguns ate votou a favor. Apesar de não termos nenhuma posição conjunta, temos tido sempre negociações com o PAN, designadamente em matéria orçamental”, disse o primeiro-ministro em entrevista à SIC.

“Tem sido um parceiro, a democracia é por definição um regime de compromisso. A relação com o PAN tem sido de grande proximidade que pode continuar”, declarou.

E se fosse nas legislativas? PS ficaria a dez deputados da maioria absoluta

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.