[weglot_switcher]

Panorâmica da nata da nata da fotografia contemporânea

Coleção de Fotografia novobanco: Sabia que pode visitar, em Lisboa, uma das mais importantes coleções corporativas do mundo? São mais de 1.000 obras de 300 artistas de várias nacionalidades, uma espécie de ‘crème de la crème’ da 8ª arte.
23 Fevereiro 2025, 22h00

A terra tremeu e fez-se silêncio no piso -1 do nº 3 da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. A visita à Coleção de Fotografia novobanco ficou momentaneamente suspensa. B.B. King, no retrato de Andres Serrano, manteve o semblante fechado, o olhar em direção ao céu. Nada mudou de sítio.

As 52 fotografias do artista norte-americano que compõem a série “Des Américains II”, permaneceram no seu lugar. Os 52 rostos de uma América dividida desde o 11 de setembro não tremeram quando o sismo de magnitude 4,7 se fez sentir, esta segunda-feira, 17 de fevereiro, na região de Lisboa.

Tiradas entre 2002 e 2004, as imagens que Serrano fixou em magistrais impressões saturadas colocam, lado a lado, gente famosa e desconhecida. Um líder do Ku Klux Klan de frente para um emigrante mexicano. Sem-abrigo, militares, enfermeiros, padres, body-builder’s. Todos ostentam a mesma pose e expressão grandiosas. Provocação? Provavelmente, pois muitas vezes esse é o ‘sal’ que Serrano coloca nas suas reflexões sobre o indivíduo contemporâneo e as contradições da sociedade americana. Sobre a essência e o mito do “sonho americano”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.