O Papa Francisco, hospitalizado há uma semana para tratar uma pneumonia bilateral, está alerta e a alimentar-se, adianta o mais recente relatório divulgado pelo Estados do Vaticano. “O Papa passou uma noite tranquila e levantou-se da cama para tomar o café da manhã”, segundo o gabinete de imprensa do Vaticano. “A noite foi tranquila”.
Aos 88 anos, Francisco, nascido em Buenos Aires com o nome de Jorge Mario Bergoglio, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite na passada sexta-feira, que entretanto evoluiu para uma pneumonia bilateral – o que tornou o seu estado substancialmente mais preocupante.
Principalmente num quadro em que o seu estado de saúde já não é, visivelmente, o melhor há muitos meses: com uma mobilidade reduzida e um fraco grau de autonomia aparente, Francisco perdeu a jovialidade (e o sorriso) que lhe era reconhecida quando, em março de 2013, foi eleito Papa. Nos últimos anos, o papa tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com