PremiumPapa Francisco encontra-se com o aiatola iraquiano xiita

Programa da visita papal ao Iraque tem previsto um encontro com Ali al-Sistani, grande rival do líder supremo iraniano Ali Khamenei.

O Papa Francisco, que chegou ao Iraque nesta sexta-feira, vai encontrar-se com uma das mais proeminentes figuras do islamismo xiita, o aiatola Ali al-Sistani, rival do líder supremo iraniano, o aiatola Ali Khamenei. O encontro, que foi preparado nos bastidores até ao mais ínfimo pormenor, está assim rodeado de fortes expectativas – numa altura em que a questão iraniana está na ordem do dia.

No topo da agenda está a possibilidade de Ali al-Sistani promover a solidariedade para com a cada vez menor minoria cristã do Iraque, assegurando-lhe a própria existência no quadro de uma sociedade em constante confrontação e em que os ataques de milícias xiitas pró-iranianas se sucedem.

Ali al-Sistani, de 90 anos, tem sido um contrapeso consistente à influência iraniana tanto no interior do xiismo, como nas relações com outras fações islâmicas. Com a reunião, o Papa Francisco está implicitamente a reconhecer Ali al-Sistani como o principal interlocutor do islamismo xiita, dizem os analistas – deixando um lugar subalterno a Ali Khamenei.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumGrupo de trabalho faz progressos para resolver problemas do Aeroporto da Madeira

Ministério das Infraestruturas discorda das reservas apontadas pela Secretaria Regional do Turismo.

PremiumPrincipal desafio para desenvolver agroindústria é o conhecimento

Promotores de conferência para uma visão estratégica defendem que o conhecimento é a chave para desafios da sustentabilidade e produtividade.

PremiumPresidente da delegação à Comissão Parlamentar União Europeia-Sérvia: Adesão dos Balcãs à UE “não está nas prioridades de Portugal”

Em entrevista ao JE, Tanja Fajon descreve as dificuldades da abertura da União aos Balcãs Ocidentais, mas assegura que o projeto de abertura é para continuar.
Comentários