[weglot_switcher]

Tecnologia importa nos RH mas contacto pessoal prevalece para 93% dos profissionais

Os profissionais de recrutamento, apesar de recorrerem à IA, não descartam a importância do contacto pessoal entre o candidato. Mais de metade das equipas admite que um ‘tête-à-tête’ é essencial numa entrevista de emprego, de acordo com a consultora Robert Walters.
1 Setembro 2019, 17h00

Os departamentos de Recursos Humanos e a função de seleção de candidatos a empregos são cada vez mais apoiados por soluções tecnológicas, como chatbots e software de filtragem automática de currículos. No entanto, 93% dos profissionais consideram que o contacto pessoal continua a ser essencial numa entrevista de trabalho e que a decisão final sobre a contratação do candidato depende mais da intuição do que de evidências estatísticas.

A pesquisa “HRTECH: Tecnologia e inovação em recursos humanos”, da consultora Robert Walters, recolheu dados de mais de 400 empresas e 3.400 profissionais em Espanha e Portugal e analisou as mais recentes soluções tecnológicas aplicadas ao mundo do recrutamento e seleção, bem como a perceção e receção destes novos métodos e ferramentas por parte dos profissionais e responsáveis de contratação. Eis as principais conclusões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.