Papeleiras, CTT e Mota-Engil impulsionam PSI 20

A sessão na bolsa nacional decorre sem cotadas a apresentar perdas na sessão desta quarta-feira.

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,61%, para 5.025,25 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quarta-feira, 11 de setembro. Em Lisboa, 14 empresas cotadas negoceiam em alta e quatro não apresentam variações.

Os ganhos das papeleiras Altri (1,64%), Semapa (1,15%) e Navigator (1,98%), dos CTT (1,62%) e da Mota-Engil (2,38%) contribuem para a evolução do PSI 20. Entre estas, destacam-se os títulos dos CTT que, segundo os analistas do BPI, “depara-se com um um novo obstáculo técnico formado” pela cotação de acima dos 2,10 euros, depois de superar a resistência de curto prazo dos 1,99 euros.

Também a EDP é destaque, depois de ter sido noticiado que a elétrica angariou 600 milhões de euros de obrigações verde a sete anos. A empresa liderada por António Mexia soma 0,12%, para 3,45 euros.

A sessão na bolsa nacional decorre sem empresas a apresentar perdas.

Entre as principais praças europeias, os investidores aguardam novas movimentações sobre a guerra comercial depois de ter sido informado que a China está a preparar medidas para minimizar o impacto do conflito. Os investidores aguardam também a próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), que vai revelar na quinta-feira se corta ou não nas taxas de juros.

Relacionadas

Obrigações ‘verdes’: EDP angaria 600 milhões e paga menos na emissão

A elétrica já emitiu 2.100 milhões de euros de green bonds em menos de um ano. Esta foi a terceira emissão de obrigações verdes por parte da elétrica sendo que a dívida destina-se a financiar projetos de energia eólica e solar.

Multas da Concorrência aos bancos vão dos mil euros aos 82 milhões de euros

A CGD, o BCP, o Santander e o BPI representam mais de 90% da multa histórica de 225 milhões de euros aplicada pela Concorrência a 14 bancos. O banco público, multado em 82 milhões, teve a coima de maior valor. No pólo oposto encontra-se o Banif, com uma multa de mil euros.

CGD vai recorrer da condenação de 82 milhões de euros imposta pela Concorrência

O banco liderado por Paulo Macedo afirmou ainda que “os tribunais competentes confirmarão a total improcedência e absoluta falta de fundamentação da imputação de irregularidades que lhe é feita”.
Recomendadas

Wall Street afasta-se dos máximos pressionada pelo vírus chinês

As ações das empresas que atuam nos segmentos de viagens, onde se incluem as companhias aéreas, os casinos e hotéis, foram as mais afetadas na sessão de hoje, que também foi pressionada pelas empresas norte-americanas mais expostas à economia chinesa, como as que atuam nos setores da tecnologia, materiais e energia.

Mourinho Félix: Descarbonização da economia custará “mil milhares de milhões de euros” até 2050

Ricardo Mourinho Félix explicou que serão necessários 86 mil milhões de euros de investimento adicional para assegurar que se cumpre até 2050 o obejtivo de neutralidade carbónica, que incluirá a aposta em infraestruturas, equipamentos e edifícios eficientes.

Tombo nas Bolsas europeias com notícias provenientes da Ásia

Ações, petróleo e juros da obrigações soberanas em queda. Fortes perdas no mercado de capitais à custa do Coronavírus chinês.
Comentários