[weglot_switcher]

Para a Tesla só faz sentido ter painéis solares em casa se for possível armazenar energia

A empresa tem uma nova política, de vender apenas painéis solares em conjunto com sistemas de armazenamento de energia.
27 Abril 2021, 14h01

O presidente executivo da Tesla, Elon Musk, quer transformar cada casa numa “mini” central de energia elétrica que distribuída, geraria, armazenaria e até mesmo entregaria energia de volta à rede elétrica, tudo usando os produtos da empresa.

Apesar da fabricante de carros elétricos já vender painéis solares há vários anos, a nova política sugerida por Elon Musk fará com que os clientes só possam adquirir estes equipamentos em conjunto com o sistema de armazenamento de energia, segundo o portal “TechCrunch”.

“Este é um futuro próspero tanto para a Tesla quanto para as concessionárias de serviços públicos”, disse. “Se isso não for feito, as concessionárias deixarão de atender os seus clientes. Eles não serão capazes de fazer isso”, disse Elon Musk durante uma videochamada, sublinhando os apagões que aconteceram na Califórnia no verão passado e a falha da rede mais recente no Texas como evidência de que a confiabilidade da rede tornou-se numa preocupação maior.

Na semana passada, a empresa mudou o seu portal na internet para evitar que os clientes comprassem apenas painéis solares ou sistemas de armazenamento de energia ‘Powerwall’ e, em vez disso, exige que a compra seja feita em conjunto.

Musk mais tarde anunciou a mudança num tweet, afirmando que “a energia solar será alimentada exclusivamente para o Powerwall” e que “o Powerwall fará a ligação apenas entre o medidor de energia e o painel do disjuntor principal da casa, permitindo uma instalação “super simples”, fornecendo uma alternativa importante caso, e quando, existam interrupções no serviço público.

O argumento de Musk é que a rede precisaria de mais linhas de energia, mais mini centrais de energia e subestações maiores para descarbonizar totalmente recorrendo a energias renováveis ​​e armazenamento. Sistemas residenciais distribuídos que utilizem produtos Tesla forneceriam um “caminho melhor”, na opinião de Musk.

A opinião do presidente executivo da Tesla foi apoiada em parte por estudos recentes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que concluiu que os EUA pode alcançar uma rede de carbono zero se duplicar a sua capacidade de transmissão, e outra da Universidade de Princeton mostra que o país pode precisar de triplicar os seus sistemas de transmissão até 2050 para atingir emissões líquidas zero.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.