[weglot_switcher]

“Para formar empreendedores falta-nos muita coisa”

Portugal consegue formar bons gestores, mas as escolas e as universidades ainda têm caminho a percorrer para produzir empreendedores, defende Miguel Muñoz Duarte, professor da Nova SBE.
3 Junho 2019, 07h45

O empreendedorismo é o futuro e vão ser aqueles que tiverem boas ideias e investimento inteligente a ter uma vida com maior relevância, afirmou o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho (na sessão de abertura do Fórum “Pensar no Futuro, Agir no Presente”). Mas uma pergunta fica no ar: será que a formação académica está a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho?

O diretor do Venture Lab da Nova School of Business and Economics (SBE), Miguel Muñoz Duarte, tem uma opinião bem clara em relação a este assunto: “Formamos bons gestores, para formar empreendedores falta-nos muita coisa”.

O docente faz questão de diferenciar um gestor, alguém que trabalha por conta de outrem e que está a gerir algo que já existe, de um empreendedor, alguém que está a construir algo que ainda não existe. “Está à procura de um novo modelo e de uma realidade completamente distinta que ainda não foi feita”, e, por isso, é inevitável que as formas de ensino sejam também elas diferentes.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de maio.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/abandono-escolar-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”138″ slug=”abandono-escolar-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/abandono-escolar-1/thumbnail?version=1544896057343&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.