Os deputados regressaram, esta terça-feira, à Assembleia da República. Neste arranque, os deputados dedicaram-se primeiro à distribuição dos lugares, depois à eleição dos membros da Mesa (que o PS queria adiar), e até a indicação do presidente provisório para abrir e conduzir os trabalhos do plenário nesta terça-feira de manhã, que ficou entregue a António Filipe do PCP.
Foi Joaquim Miranda Sarmento, do PSD, que deu início à sessão de tomada de posse dos deputados. “Dar as boas-vindas aos deputados, e desejar bom trabalho para, que nas divergências mas naquilo que é o chão comum, contribuir para resolver os problemas que afetam o dia-a-dia dos portugueses, contribuir para que, em 2028, quando termina a legislatura, o país possa estar melhor”, disse Miranda Sarmento.
Luís Montenegro deverá levar os nomes do seu Governo ao Presidente da República esta quinta-feira, 28 de março. A posse do primeiro-ministro e dos ministros está marcada para a próxima terça-feira, 2 de abril, às 18h, no Palácio da Ajuda, enquanto os secretários de Estado tomam posse na quinta-feira da próxima semana, à mesma hora.
Quanto aos sítios onde se vai sentar, a Aliança Democrática que venceu as legislativas vai estar separada, com os centristas a sentarem-se entre os oito deputados da Iniciativa Liberal e os 50 do Chega.
À esquerda, o Livre vai sentar-se na primeira fila, ao lado dos socialistas e a separar PS e os parlamentares mais à esquerda, PCP e Bloco. A deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, senta-se entre socialistas e sociais-democratas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com