[weglot_switcher]

Passar para a posteridade todas as possibilidades que um ateliê encerra

Sob o mesmo teto, a artista Joana Vasconcelos emprega uma equipa especializada de 50 pessoas, nomeadamente artesãos que trabalham com cerâmica, têxteis e madeira. Todas as fases da prática criativa de Joana, desde a conceção até às criações finais, bem como a vertente empresarial são tratadas internamente.
13 Janeiro 2024, 15h00

Isto, combinado com a sua filosofia de unir diferentes formas de arte, inspirou a decisão de realizar a masterclass no seu estúdio, para explorar e reforçar a ligação entre o mundo do artesanato e do design com o mundo mais vasto da arte contemporânea.

Além da prática criativa, a artista apoia, através da Fundação Joana Vasconcelos, diversos projetos relacionados com a promoção e desenvolvimento das artes e da educação cultural. Anualmente, a Fundação atribui prémios a estudantes de diferentes áreas artísticas e promove o intercâmbio entre artesãos do estúdio e estudantes residentes, numa abordagem em linha com os objetivos da ‘Homo Faber Fellowship’.

Em setembro de 2023, os 21 bolseiros do programa participaram durante um mês numa masterclass criativa e empreendedora no estúdio de Joana Vasconcelos, em Lisboa. Sendo que a participação de artesãos portugueses no ‘Fellowship’ foi uma razão acrescida para a artista acolher essa masterclass no seu ateliê, ou não fosse a preservação do património artesanal português algo relevante para a artista, que desde sempre incorpora nas suas criações técnicas artesanais tradicionais.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.