Passo a passo: como localizar o telemóvel?

Já lhe aconteceu não saber onde deixou o seu smartphone? Existem formas simples para encontrá-lo. Descubra aqui como localizar um telemóvel.

Quantas vezes já deu por si sem saber onde pôs o telemóvel? Ou porque o pousou em algum local da casa em que não é habitual deixá-lo ou porque se esqueceu em algum sítio, a verdade é que não saber deste aparelho pode causar um valente ataque de nervos. Descubra, neste artigo do ComparaJá.pt, passo a passo, como pode localizar o telemóvel quando se vir nesta situação.

Localização ativa: o que significa esta funcionalidade?

Localizar o telemóvel nunca foi tão simples como é nos dias de hoje. Quer tenha um smartphone Android, um iPhone ou um Windows Phone, tem a possibilidade de, através de soluções próprias que os mesmos oferecem, encontrar o seu telemóvel caso o tenha perdido ou tenha sido roubado.

Esta funcionalidade permite-lhe localizar o telemóvel, desde que tenha as definições de localização ativas e as devidas permissões configuradas. Se ainda não tem esta opção ativada, aconselhamos que o faça, pois não sabe quando precisará de encontrar o seu telefone, ainda que esteja apenas perdido no meio das almofadas do sofá.

Como localizar um telemóvel se for Android?

Caso tenha um smartphone com sistema Android, deve saber que a funcionalidade para encontrar o seu telemóvel chama-se “Localizar o meu dispositivo”. Pode localizar o telemóvel através do computador ou a partir de outro telemóvel Android, com a app “Localizar o meu dispositivo”.

Para localizar o seu telemóvel a partir de outro smartphone Android, deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceda à app do telemóvel “Localizar o meu dispositivo”;
  2. Inicie sessão com a conta Google associada ao seu smartphone;
  3. Ative a opção “Ring” para reproduzir um som ou escolha contactar o seu telemóvel para que toque como se estivesse a receber uma chamada;
  4. Se suspeita que perdeu o telemóvel ou que foi roubado, deve bloqueá-lo e, caso ache necessário, apagar os dados.

Se optar por localizar o telemóvel através do computador, terá de aceder ao website android.com/find e fazer login na conta de e-mail Google à qual está associado o seu telemóvel Android. Também através do computador poderá escolher ativar a opção “Ring”, ligar para o seu telemóvel ou bloqueá-lo.

Pode ainda selecionar a opção “Localizar”, em que lhe é apresentado um mapa que identifica a última localização do seu telemóvel.

E se for um iPhone?

O mecanismo para localizar o telemóvel caso seja um iPhone é bastante semelhante ao do Android. Se tem um smartphone com o sistema operativo iOS, pode localizá-lo através do computador ou a partir de outro dispositivo.

Para localizar o iPhone através do computador ou de outro telemóvel deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceder ao website iCloud.com e iniciar sessão;
  2. Selecionar a opção “Encontrar iPhone” e, de seguida, o dispositivo de que está à procura;
  3. Se pensa que o seu telemóvel está perto, pode selecionar a opção para emitir som, que o fará tocar;
  4. Caso suspeite que o seu iPhone foi roubado ou que o perdeu, deve ativar o modo “Perdido” para bloqueá-lo e apagar o seu conteúdo.

Para poder encontrar o iPhone deve ter a app “Encontrar iPhone”, sendo que é também aconselhável que tenha a opção “localização offline” ligada, pois, desta forma, pode localizar o telemóvel mesmo não estando ligado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

E no caso de ter um Windows Phone?

Se tem um telemóvel com o sistema Windows pode também localizá-lo através da funcionalidade “Localizar o meu dispositivo”, desde que tenha as definições de localização ativadas.

Para localizar o telemóvel Windows através de um computador ou de outro dispositivo móvel, deve seguir os passos abaixo:

  1. Aceda ao website account.microsoft.com/devices e inicie sessão com o Windows Live ID associado ao seu telemóvel;
  2. Selecione o separador “Localizar o Meu Dispositivo”;
  3. Escolha o dispositivo que pretende encontrar e, em seguida, selecione “Localizar” para ver um mapa que mostra a localização do telemóvel;
  4. Selecione a opção “Reproduzir som”, que fará o seu smartphone tocar;
  5. Se suspeita de roubo ou se perdeu o telemóvel, é melhor selecionar a opção que permite bloqueá-lo ou apagar os dados do mesmo.

Apps para localizar telemóvel

Para além das aplicações disponibilizadas por cada sistema operativo, existem outras apps, desenvolvidas por outras empresas ou particulares, compatíveis com Android e iPhone que também permitem localizar o telemóvel.

Apps para localizar telemóvel
AppCaracterísticasCompatível com
Android LostLocalizar telemóvel através de GPS;
Ligar ou desligar remotamente;
Tirar fotografias e gravar sons;
Eliminar os conteúdos do telemóvel e do cartão de memória;
Acesso ao registo de chamadas realizadas.
Android
Mobile TrackerRegisto da localização do telemóvel;
Rastreio da localização;
Pouco consumo de bateria.
Android
FoneHomeRegisto e rastreio de localizações;
Ativação remota de sons;
Registo de fotografias.
Android e iPhone
McAfee Mobile SecurityBloqueio remoto;
Registo de localizações;
Alarme antirroubo.
Android e iPhone

Como pode verificar, a oferta no que toca a apps para localizar telemóvel é ampla.  Não se esqueça de manter o seu smartphone em segurança, através da ativação das definições de localização, para que possa encontrá-lo sempre que necessário.

O que fazer se suspeita que o telemóvel foi roubado?

Se suspeitar que o seu telemóvel foi roubado, o primeiro passo deve ser contactar de imediato a sua operadora de telecomunicações para bloquear o seu cartão SIM. Desta forma evita que a pessoa que tem o seu smartphone efetue chamadas ou consiga aceder à Internet através dos seus dados móveis.

Se não conseguir localizá-lo ou se conseguir, mas perceber que não está perto de si, deve bloqueá-lo, apagar o conteúdo e contactar, de imediato, as Autoridades Policiais no sentido de reportar o roubo.

Note que ao reportar o roubo, a Polícia poderá solicitar o número de série do telemóvel, que deverá estar indicado na caixa original ou recibo de venda, pelo que é importante que guarde esta informação num local seguro.

Relacionadas

Mudar de operadora: tudo o que deve saber

Descubra neste artigo todos os detalhes que deve saber antes de decidir se deve mudar de operadora, tendo em conta a oferta do mercado.

Internet fraca em casa? 9 truques para melhorar o sinal Wi-Fi

A velocidade da Internet é muito baixa? Temos 9 truques para si que pode implementar facilmente para melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa.

Quais os eletrodomésticos que gastam mais energia?

Sabe quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia? Desvendamos, neste artigo, os oito aparelhos que consomem mais eletricidade.

Guia para interpretar a fatura da luz

Tem dificuldades em ler a fatura da luz? Com tantos dados e termos que provavelmente não conhece, pode ser difícil. Neste artigo explicamos tudo.

O que é homebanking? Saiba como usar e que cuidados deve ter

Em plena era digital é importante conhecer os riscos associados à utilização do homebanking. Descubra o que é e como se proteger online.

Cancelar cartão multibanco: como fazer?

Sabe como proceder ao cancelamento do seu cartão multibanco? Conheça aqui as situações em que pode necessitar de o fazer e saiba como.
Recomendadas

Sodexo reembolsa mais de 325 mil euros em cartão refeição com IVAucher

A Sodexo Portugal é a única empresa de benefícios extrassalariais aderente ao programa IVAucher.

Tarifa Social: quem tem direito a este desconto?

Sabia que, se tem dificuldades financeiras, pode beneficiar de um desconto na sua fatura de eletricidade e gás natural? Veja aqui tudo sobre a Tarifa Social.

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal?

O que é a Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal e a importância da sua consulta? Saiba mais aqui.
Comentários