Passo a passo para elaborar o seu orçamento familiar

Saiba que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que o pode ajudar a fazer uma análise e/ou diagnóstico, presta aconselhamento e, quando necessário, apoia na elaboração e negociação de um plano em relação à sua situação financeira.

O orçamento familiar é a melhor ferramenta para organizar e disciplinar a sua vida financeira. Para a elaboração do orçamento devem ser contabilizados todos os rendimentos e, mais importante, todas as despesas do agregado familiar.

O registo das despesas pode ser efetuado numa folha de papel, num ficheiro Excel ou em aplicações digitais gratuitas.

Sabia que 85% das pessoas não sabe quanto gasta em cada categoria de encargos? Por exemplo, sabe quanto gastou em compras de supermercado no último mês? E na sua fatura de eletricidade? E contabilizou todas as suas despesas em compras online?

Para a gestão eficaz dos seus rendimentos deve elaborar o seu orçamento familiar para saber efetivamente como gasta o seu dinheiro. Só assim poderá:

  1. Avaliar a sua real situação financeira;
  2. Identificar os seus gastos supérfluos a eliminar;
  3. Identificar quais são os gastos indispensáveis que poderão ser minimizados;
  4. Compreender se tem capacidade financeira para começar a poupar, para contrair mais uma dívida de crédito ou contratar um novo serviço.

Quais são as etapas para a elaboração do Orçamento Familiar?

  1. Rendimentos: calcule a totalidade dos seus rendimentos mensais (de todos os elementos do agregado familiar e rendimentos pontuais);
  2. Despesas: calcule a totalidade das suas despesas mensais (despesas mais reduzidas, pontuais e sazonais);
  3. Saldo: faça a diferença, a subtração das suas despesas com os seus rendimentos.
  4. Avaliação: analise em que circunstâncias pode diminuir as suas despesas com vista a uma maior poupança.

Saiba que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que o pode ajudar a fazer uma análise e/ou diagnóstico, presta aconselhamento e, quando necessário, apoia na elaboração e negociação de um plano em relação à sua situação financeira.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO

Recomendadas

Famílias com maiores rendimentos são as que mais aderem à economia circular

As margens orçamentais das famílias com maiores rendimentos permitem que seja possível incorporar uma economia circular nos consumos diários. Em contrapartida, os casais reformados e seniores solitários são os que se encontram mais distantes deste objetivo.

Vivenda com piscina ou ‘penthouse’. Quase oito em cada dez pessoas vão ao Idealista sonhar com casas de luxo

Segundo o portal de imobiliário, as mulheres são as que mais procuram por casas de luxo por entretenimento (52% dos inquiridos) em comparação aos homens (47%).

Automóveis elétricos poupam 30 a 40 euros face a carros a gasolina na mesma distância

A Selectra analisou o Tesla Model 3 e o Nissan Leaf e+, dois veículos elétricos mais comercializados em Portugal, percebendo o seu nível de poupança em comparação com um automóvel a gasolina. Foi analisado o gasto de combustível, a mesma distância percorrida e o custo do carregamento.
Comentários