[weglot_switcher]

Passo a passo para elaborar o seu orçamento familiar

Saiba que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que o pode ajudar a fazer uma análise e/ou diagnóstico, presta aconselhamento e, quando necessário, apoia na elaboração e negociação de um plano em relação à sua situação financeira.
19 Julho 2021, 07h45

O orçamento familiar é a melhor ferramenta para organizar e disciplinar a sua vida financeira. Para a elaboração do orçamento devem ser contabilizados todos os rendimentos e, mais importante, todas as despesas do agregado familiar.

O registo das despesas pode ser efetuado numa folha de papel, num ficheiro Excel ou em aplicações digitais gratuitas.

Sabia que 85% das pessoas não sabe quanto gasta em cada categoria de encargos? Por exemplo, sabe quanto gastou em compras de supermercado no último mês? E na sua fatura de eletricidade? E contabilizou todas as suas despesas em compras online?

Para a gestão eficaz dos seus rendimentos deve elaborar o seu orçamento familiar para saber efetivamente como gasta o seu dinheiro. Só assim poderá:

  1. Avaliar a sua real situação financeira;
  2. Identificar os seus gastos supérfluos a eliminar;
  3. Identificar quais são os gastos indispensáveis que poderão ser minimizados;
  4. Compreender se tem capacidade financeira para começar a poupar, para contrair mais uma dívida de crédito ou contratar um novo serviço.

Quais são as etapas para a elaboração do Orçamento Familiar?

  1. Rendimentos: calcule a totalidade dos seus rendimentos mensais (de todos os elementos do agregado familiar e rendimentos pontuais);
  2. Despesas: calcule a totalidade das suas despesas mensais (despesas mais reduzidas, pontuais e sazonais);
  3. Saldo: faça a diferença, a subtração das suas despesas com os seus rendimentos.
  4. Avaliação: analise em que circunstâncias pode diminuir as suas despesas com vista a uma maior poupança.

Saiba que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que o pode ajudar a fazer uma análise e/ou diagnóstico, presta aconselhamento e, quando necessário, apoia na elaboração e negociação de um plano em relação à sua situação financeira.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.