[weglot_switcher]

Patrões alertam para problemas na aplicação das tabelas de retenção

IRS : Sendo uma alteração que engloba todo o tecido empresarial, há o risco de uma sobrecarga nas empresas que processam a contabilidade, além de aumento de custos de contexto. E pode chegar só em dezembro o maior alívio nos bolsos dos contribuintes decorrente do acerto das novas tabelas.
30 Agosto 2024, 16h00

As mexidas nas tabelas de retenção na fonte são bem vistas pelos patrões pelo reforço de liquidez que conferem aos contribuintes, mas a sua aplicação pode gerar algumas complicações, dado o volume acrescido e significativo que gerarão para as empresaspelo processamento de salários. A maioria das empresas recorre a terceiros, que arriscam ficar sobrecarregados, e os custos administrativos serão maiores dado que o próximo ano trará novas alterações.

O Governo optou por antecipar parte do efeito da descida do IRS para 2025, proposta pelo PS àe aprovada no Parlamento à revelia do Governo. E, para tal, aplicará nos quatro meses restantes do ano (cinco salários, incluindo o subsídio de Natal) duas tabelas distintas, de forma a devolver de forma faseada aos contribuintes o excesso de retenção na fonte desde o início deste ano. A medida é bem-vinda pelos patrões, já que confere mais rendimento disponível, mas a sua aplicação pode gerar dificuldades às empresas, alertam ao JE os presidentes da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e CCP – Confederação dos Serviços e Comércio de Portugal.

João Vieira Lopes, presidente da CCP, reconhece que pode haver problemas na aplicação das novas tabelas de retenção na fonte porque “a maior parte das pequenas e médias empresas recorre, tanto em termos informáticos, como contabilísticos, ao outsourcing”. Havendo uma oferta limitada deste tipo de prestadores de serviços, existe o risco de “alguma sobrecarga e nem toda a gente conseguir pôr isso em vigor nos prazos adequados”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.