[weglot_switcher]

Patrões e sindicatos: resposta à crise não foi suficiente

Desde a burocracia excessiva no acesso aos apoios à insuficiência das medidas para proteger rendimentos e empresas, tanto patrões, como sindicatos apontam falhas no primeiro ano de João Leão à frente das Finanças portuguesas.
12 Junho 2021, 09h00

Ao fim de um ano de mandato de João Leão à frente das Finanças, patrões e sindicatos reconhecem a peculiaridade e exigência dos tempos, mas não deixam de apontar lacunas na resposta do Ministério à crise pandémica e aos problemas estruturais do país. Parceiros sociais apontam o dedo ao Executivo pela falta de diálogo na progressão salarial e de carreiras, bem como defesa do emprego e excessiva burocracia no acesso aos apoios. Alertam ainda para os efeitos do fim das moratórias nas empresas. Todos convergem na mensagem: a resposta à crise esteve longe de ser suficiente.

Além da falta de diálogo referida pelos parceiros sociais, que se manifestaram desapontados com os esforços em termos de progressão salarial e nas carreiras da função pública, os patrões alertam para a excessiva burocracia no acesso aos apoios e para os possíveis efeitos do fim das moratórias de crédito num tecido empresarial descapitalizado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.