[weglot_switcher]

Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka nomeado em 5 categorias na World Expolympics

.Segundo Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal, “depois de recentemente ultrapassada a marca dos 1,6 milhões de visitantes no nosso pavilhão, esta nomeação em várias categorias distingue a nossa participação e deixa-nos orgulhosos, independentemente do resultado final.”
6 Setembro 2025, 11h55

O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka foi nomeado em 5 categorias na competição internacional World Expolympics, na semana em que ultrapassa 1,6 milhões de visitantes.

A sede da participação portuguesa na Expo 2025 Osaka é finalista nas categorias Melhor Pavilhão Médio; Melhor Arquitetura Exterior; Melhor Conceito Temático; Melhor Apresentação; e Melhor Mascote, no World Expolympics, a competição internacional promovida pela Experiential Design Authority (TEDA).

O pavilhão português, com o tema “Oceano, Diálogo Azul”, pretende chamar a atenção para a necessidade de preservação do oceano, convidando os visitantes a explorá-lo.

Selecionada entre as cinco melhores mascotes, a mascote oficial de Portugal, Umi – um cavalo-marinho que simboliza a ligação entre Portugal e o Japão através do oceano, sendo Umi a palavra japonesa para “oceano” – representa não só uma relação histórica de quase 500 anos, marcada pela cooperação e pelo intercâmbio cultural, como também transmite uma mensagem de consciência ambiental e de responsabilidade global, explica a organização.

Segundo Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal, “depois de recentemente ultrapassada a marca dos 1,6 milhões de visitantes no nosso pavilhão, esta nomeação em várias categorias distingue a nossa participação e deixa-nos orgulhosos, independentemente do resultado final.”

Conhecida como “As Olimpíadas do Design Experiencial,” esta competição premeia os melhores exemplos de criatividade, inovação e design experiencial na Expo 2025 Osaka, no Japão.

Os finalistas foram selecionados através de um rigoroso processo de avaliação, conduzido por membros de um júri que analisaram as candidaturas em termos de conceito e design, criatividade e inovação, envolvimento e imersão, execução e construção e impacto geral.

“Esta competição foi criada para destacar o incrível talento e a imaginação que impulsionam a nossa indústria no cenário mundial”, disse Travis Stanton, Diretor Executivo da TEDA.

“Os finalistas representam o que há de melhor hoje no design experiencial – projetos que não só captam a atenção, mas que inspiram, conectam e transformam a maneira como as pessoas se envolvem com espaços e histórias”, conclui.

Portugal é um dos 158 países que estão a participar na Expo 2025 Osaka, dedicada ao tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”, que decorre até 13 de outubro. A participação portuguesa é promovida pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e, segundo Joana Gaspar, Vice-Comissária do Pavilhão e Administradora da AICEP, “tem proporcionado uma visibilidade internacional significativa, potenciando oportunidades de negócio, parcerias e a promoção de Portugal como destino inovador e criativo”.

Os vencedores dos prémios de ouro, prata e bronze serão anunciados durante uma cerimónia especial no Pavilhão dos EUA, em Osaka, no dia 23 de setembro de 2025.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.