[weglot_switcher]

PCP vai pedir apreciação parlamentar sobre a nacionalização de 70% da Efacec

A deputada Diana Ferreira diz que a empresa tem uma “importância absolutamente estratégica do ponto de vista da produção e da economia nacionais”.
2 Julho 2020, 19h17

O Partido Comunista Português (PCP) vai solicitar a apreciação parlamentar sobre a nacionalização de 70% do capital da Efacec por considerar que é uma empresa que deve estar ao serviço do país e das suas necessidades.

A deputada Diana Ferreira reforçou esta quarta-feira que o partido defende que a Efacec tem de estar nas mãos do Estado, integrada inclusive no setor empresarial estatal devido ao seu contributo para a economia portuguesa.  Para o PCP, a Efacec tem “uma importância absolutamente estratégica do ponto de vista da produção e da economia nacionais”, de acordo com a informação prestada pela deputada, aos jornalistas, na Assembleia da República.

O Conselho de Ministros deu hoje ‘luz verde’ ao decreto-lei que procede à apropriação pública da participação social detida pela empresária angolana Isabel dos Santos, através da Winterfell 2 Limited, na Efacec, por via de nacionalização de 71,73% do capital social da empresa. O diploma seguiu para Belém e foi, entretanto, promulgado pelo Presidente da República.

“A repercussão dos acontecimentos relacionados com a estrutura acionista da Efacec Power Solutions, particularmente os efeitos do arresto de ativos de alguns dos seus acionistas, levou à impossibilidade de exercício dos direitos inerentes às participações que correspondem à maioria do capital da empresa, gerando diversas dificuldades no plano comercial e operacional e, em consequência, agravaram a situação financeira desta, situação que se tem vindo a deteriorar a um ritmo acelerado”, explicou o Governo, em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.