[weglot_switcher]

PDR 2020 aprovou 1.069 projetos no Algarve para investimento de 107 milhões

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve assinala que os subsetores mais representados nos investimentos realizados são a fruticultura, horticultura, pequenos frutos e bagas, frutos associados ao ‘pomar tradicional’, e o medronheiro.
13 Janeiro 2021, 14h27

O PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2020 aprovou no ano passado um t0tal de 1.069 projetos, que representam um investimento superior a 107 milhões de euros e a um cofinanciamento de apoios públicos no montante acima de 77 milhões de euros.

Segundo a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve , “no ano de 2020, no Algarve e no âmbito do PDR 2020, o programa setorial nacional de apoio ao investimento, que constitui o instrumento financeiro fundamental para apoio ao investimento produtivo na agricultura, pecuária, floresta, e na agroindústria, foram aprovados 94 projetos com o apoio da DRAP Algarve enquanto Organismo Intermédio do Programa, maioritariamente nas medidas relativas a Investimentos e Instalação de Jovens Agricultores, Investimentos nas Explorações Agrícolas, apoio à Floresta, e de gestão dos recursos cinegéticos”.

“No total, até à data foram aprovados, na região do Algarve, 1.069 projetos, que representam um investimento total superior a 107 milhões de euros, cofinanciados por mais de 77 milhões de euros de apoio público”, adianta o referido comunicado.

De acordo com os responsáveis da DRAP Algarve, “esta informação reporta os resultados à data de 4 de janeiro de 2021 e acumula todas as candidaturas contratadas no presente período de programação no Algarve, nomeadamente nas medidas com maior ligação à intervenção da DRAP Algarve e das Associações de Desenvolvimento Local nos respetivos territórios”.

“Os subsetores mais representados nos investimentos realizados são, naturalmente, os mais representativos na região, nomeadamente a fruticultura, a horticultura, os pequenos frutos e bagas, os frutos associados ao ‘pomar tradicional’, e o medronheiro”, avança o comunicado em questão.

Os responsáveis deste organismo do Ministério da Agricultura, sublinham que, “em setembro de 2020 foram distribuídas para análise pela DRAP Algarve, perto de uma centena de candidaturas provenientes de concursos abertos no âmbito das medidas relativas a Investimentos e Instalação de Jovens, e também a Investimentos nas Explorações Agrícolas”.

“Estas candidaturas, por ainda não ter chegado ao seu termo o ciclo de análise, não se refletem nestes resultados, e podem alterar substancialmente (para melhor) o panorama apresentado, em particular nas medidas de Competitividade e Organização de Produção (Área 2)”, alerta a DRAP Algarve.

Os responsáveis da DRAP Algarve assinalam ainda que se encontram também “em análise candidaturas submetidas no quadro de medidas de apoio à floresta, e de investimento na agricultura biológica, as quais, a DRAP Algarve espera que venham também acrescentar aos resultados, dando corpo àquilo que foi um acréscimo substancial do impacte do PDR 2020 no segundo semestre do ano de 2020”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.