A plataforma de crédito consolidado gerida pela Gestlifes (CréditoConsolidado.pt) registou um aumento de 124% na procura por consolidação no primeiro semestre de 2024 comparado com o mesmo período de 2023.
Apesar deste crescimento de 124% na procura por crédito consolidado, as consolidações só aumentaram 60% face ao período homólogo. Isto acontece porque muitos pedidos são recusados devido a situações de incumprimento, à taxa de esforço elevada, pois mesmo com a consolidação, em alguns casos, a taxa de esforço continua a ser demasiado alta (acima dos 50%) devido ao excesso de créditos acumulados.
O crédito consolidado é um produto financeiro que tem permitido que os portugueses concentrem os seus créditos num único contrato com prazos de pagamento mais alargados e taxas de juro, muitas vezes, mais baixas.
Segundo Rita Quaresma, responsável pelo CreditoConsolidado.pt, “a maioria dos pedidos advém de dificuldades no pagamento de créditos ao consumo, como os cartões de crédito, que têm taxas muito elevadas. Por isso, a consolidação acaba por ser uma grande ajuda para reduzir a dívida e os encargos mensais”.
Esta solução tem feito com que, em média, cada português tenha reduzido os seus encargos com créditos em 489,56 euros mensais, segundo a plataforma.
Uma estratégia para reduzir a taxa de esforço e aumentar a probabilidade de aprovação passa pela inclusão de dois titulares no contrato de crédito consolidado. Mas, neste primeiro semestre, só 41,42% dos contratos realizados tinham dois titulares.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com