[weglot_switcher]

Pedidos para ligar centrais solares à rede atingem os 270 gigawatts

A REN recebeu mais de quatro mil pedidos para ligar centrais à sua rede. Portugal tem uma meta até 2030 para atingir os nove gigawatts de nova potência solar, com os pedidos a ultrapassarem largamente esta meta.
7 Outubro 2020, 13h27

A Redes Energéticas Nacionais (REN) recebeu pedidos para ligar centrais solares à sua rede que atingem os 270 gigawatts (GW). Para ter noção da escala, Portugal tem a meta de atingir nove gigawatts (GW) de nova capacidade solar fotovoltaica até 2030.

“A principal restrição está na capacidade das redes de absorver estes pedidos. Na REN, para o caso dos projetos solares, houve 4.400 pedidos no total de 270 gigawatts”, disse hoje o administrador da REN, João Conceição, que apontou para a “desproporcionalidade de pedidos face à capacidade”.

A REN, responsável pelo transporte de eletricidade em muito alta tensão, diz que procura dar resposta a estes pedidos através dos “desenvolvimentos de redes de forma tradicional, através dos planos de desenvolvimento de rede”, mas também através de uma “nova modalidade” os “acordos diretos” entre a REN e os produtores para “tentar otimizar as necessidades de rede versus pedidos apresentados”.

“Há mais pedidos do que a rede consegue absorver”, resumiu o responsável da REN durante a conferência anual da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Também a EDP Distribuição assume que tem recebido muitos pedidos para ligar centrais solares à sua rede.

“Há uma pressão muito grande sobre a nossa organização, as pessoas são impacientes com os prazos, temos a organização sob muita pressão. Trabalhamos diariamente com a Direção-Geral de Energia (DGEG) e REN. Estamos preparados, é um tema que preocupa, mas que vamos ultrapassar, vamos dar conta do recado”, afirmou o presidente da EDP Distribuição, João Torres.

O cenário é semelhante em relação aos projetos de autoconsumo, adiantou o líder da rede de transporte de baixa tensão e de média tensão.

“Tivemos milhares de pedidos a bater nos à porta. Mais de cinco mil e ligação com operador de transporte. Estamos de facto sob muita pressão”, apontou João Torres.

“Estamos muito empenhados. Vamos responder a todos, reforçámos as equipas. Estamos muito conscientes que este sucesso passa por nós”, sublinhou o líder da EDP Distribuição.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.