[weglot_switcher]

Pedro Nuno Santos anuncia apoio a Ana Gomes nas presidenciais

Pedro Nuno Santos falou à Comissão Nacional, onde anunciou apoio a Ana Gomes – tal como era esperado há várias semanas. E criticou Marcelo, culpando-o de ter instaurado a instabilidade política.
  • Flickr/PS
7 Novembro 2020, 16h41

Pedro Nuno Santos, considerado uma espécie de líder da esquerda do PS, já tinha dito que não votaria em Marcelo Rebelo de Sousa se se desse o caso de este se recandidatar à Presidência da República – mas deu este sábado um passo em frente ao anunciar o seu apoio a Ana Gomes, que faz exatamente parte dessa ala esquerda dos socialistas.

Depois de António Costa falar à Comissão Nacional apresentando a proposta da direção do PS de não apoiar nenhum candidato presidencial, Pedro Nuno Santos fez o que já há meses ameaçava fazer: anunciou o apoio a Ana Gomes.

Mas o ministro das Infraestruras não se ficou por aqui: decidiu invetivar contra Marcelo Rebelo de Sousa, demarcando-se não só dos elogios de António Costa à figura do Presidente, mas também culpando-o pela instabilidade que vive o Governo.

A iniciativa de Pedro Nuno Santos é também uma forma de se posicionar como uma alternativa à liderança de António Costa – área em que também não há propriamente uma novidade: desde o Governo da “geringonça” (na anterior legislatura) que o ministro nunca deixou de manter essa possibilidade em aberto.

Tem sido, aliás, uma das vozes mais à esquerda do PS e por essa via tem cimentado uma posição interna que tem por trás uma mole significativa de socialistas. Nesse quadro, Pedro Nuno Santos não se coibiu de criticar o partido por demorar tanto tempo a decidir levar o assunto das presidenciais a debate – o que esconde (mas não muito) uma nova crítica a António Costa e ao célebre episódio da AutoEuropa, onde o primeiro-ministro praticamente lançou a recandidatura de Marcelo a mais um mandato como Presidente da República.

O que não está ainda claro é se a posição agora assumida pelo ministro das Infraestruturas servirá ou não de alavanca à candidatura de Ana Gomes – mas os analistas tendem a confirmar que assim será. Ana Gomes não podia esperar o apoio oficial do seu partido à sua candidatura, mas cada elemento do PS que se coloque a seu lado será uma forma de chamar mais socialistas – o que vai com certeza ‘roer’ os resultados de uma eventual candidatura de Rebelo de Sousa.

Adiante se verá se este ‘roer’ será ou não suficiente para obrigar essa eventual candidatura a ter de enfrentar uma segunda volta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.