[weglot_switcher]

Pedro Nuno Santos diz que rotas do Porto não são as únicas a dar prejuízo à TAP. Invicta fica com 10 rotas no inverno

As rotas da TAP no Porto voltam a criar polémica. Depois do ministro ter dito ontem no Parlamento que quatro rotas da invicta estavam a dar prejuízo à TAP, hoje vem dizer que não são as únicas. Rui Moreira voltou hoje a criticar fortemente a postura da TAP para com o Porto. Governo diz que Porto vai ficar com 10 rotas da TAP no inverno, menos uma que atualmente.
  • Cristina Bernardo
16 Outubro 2020, 19h12

O ministro das Infraestruturas veio hoje a público esclarecer que as rotas do Porto não são as únicas a dar prejuízo à TAP, depois das suas declarações ontem no Parlamento.

“A TAP está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas, incluindo aquelas que se fazem a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esse é, como é visível, o cenário em praticamente todo o setor da aviação”, disse o ministério das Infraestruturas esta sexta-feira.

Segundo a tutela, atualmente “existem 11 rotas operadas pela TAP a partir do Porto e que, apesar de praticamente todas as companhias estarem a reduzir fortemente a operação no Inverno, a TAP vai manter 10 rotas no Porto. Ou seja, apenas uma a menos do que no Verão. Isto demonstra o grande compromisso da companhia aérea pública com a região”.

“A TAP se encontra a elaborar um plano de reestruturação em que, como avançou o ministro das infraestruturas e da Habitação, se pretende apostar na TAP Express para ser um dos instrumentos que permita à TAP aproveitar melhor os aeroportos de Porto e Faro”, reforçou, depois de ter anunciado esta medida ontem no Parlamento.

No Parlamento na quinta-feira, o ministro apontou que quatro rotas a partir do Porto estavam a dar prejuízos à TAP.

“Depois de tomarmos uma posição mais assertiva na empresa, ainda antes de estar fechado o negócio [compra da participação de David Neeleman pelo Estado português] foram abertas quatro rotas no Porto – Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada. Nestas quatro rotas estamos com 46% da lotação em média”, disse ontem Pedro Nuno Santos.

“Foram criadas em resposta a um desafio que foi lançado e são neste momento um prejuízo para a TAP”, afirmou na comissão parlamentar de economia esta quinta-feira.

Depois das declarações do ministro, o autarca do Porto reagiu esta sexta-feira. “Pelos vistos, são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo à TAP. As rotas de Lisboa darão lucro. A nova rota Lisboa/Bilbau deve ser um ‘must’ em termos de rentabilidade e importantíssima para uma estratégia nacional. Promover visitas ao Guggenheim basco é ‘top’. Mas, senhor ministro, são boas notícias”, disse Rui Moreira nas redes sociais.

“Se são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo, pare com elas. Mas, por favor, incorpore a TAP na Carris ou na muito rentável Soflusa. Nós não nos importamos, havemos de encontrar uma solução. Para Lisboa é ótimo: fica com a TAP que, sem o prejuízo do Porto, deixa de ser um perdócio”, escreveu o autarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.