[weglot_switcher]

Pedro Soares foi reeleito para terceiro mandato à frente da CVR Bairrada

Uma das grandes apostas para o novo mandato será a criação de um centro de competências do espumante português.
  • Regis Duvignau/Reuters
24 Junho 2020, 20h40

Pedro Soares foi eleito presidente da CVR – Comissão Vitivinícola da Região da Bairrada pelo terceiro mandato  consecutivo, podendo continuar a desenvolver um trabalho de equipa com uma direção que está em funções desde 2012.

“Desde 2012 a liderar o comando desta entidade, Pedro Soares foi reeleito por unanimidade como presidente da Direção. Com ele mantiveram-se os dois elementos (vogais) da Comissão Executiva: Victor Damião e Alexandrino Amorim, em representação da produção e do comércio, respetivamente. Renovada foi também a posição de Fernando Castro, presidente do Conselho Geral”, revela um comunicado da CVR Bairrada.

De acordo com esse documento, o Conselho Geral da CVR Bairrada é agora constituído pela Adega Cooperativa de Cantanhede e pela ViniBairrada, em representação da produção, e pela Sogrape, Aliança Vinhos de Portugal, Caves S. João, Caves da Montanha, Caves Primavera e Sociedade Agrícola dos Vinhos Messias, no que toca ao comércio.

“O trabalho feito pela CVB tem-se refletido no aumento de cerificação de vinhos, sendo que em 2019 ultrapassou os nove milhões, fasquia atingida pela primeira vez nos últimos dez anos. Neste universo, o espumante representa cerca de 2,5 milhões de garrafas”, destaca o referido comunicado.

Nas palavras do presidente Pedro Soares, “para este mandato, embora várias estratégias estejam em cima da mesa, a forma de execução das mesmas está em muito dependente do efeito Covid-19″.

“Atendendo à dimensão territorial da Bairrada, estamos certos que é fundamental continuar a trabalhar na aquisição de conhecimento, que permita diferenciar, valorizar e inovar nos produtos que aqui são criados. Assim, a CVB continuará empenhada na criação do centro de competências para o espumante português”, salienta Pedro Soares.

Para este responsável, “a elaboração do cadastro da região e a promoção dos produtos aqui produzidos será também uma das linhas estratégicas”.

“Torna-se ainda fundamental discutir os resultados do trabalho desenvolvido pela Universidade de Aveiro, que visava caracterizar a região da Bairrada e o subsetor espumante, podendo, com base nestes, perspetivar um plano estratégico para o futuro da Bairrada, tendo em mente a valorização das marcas Bairrada e Beira Atlântico e dos produtos aqui desenvolvidos”, defende Pedro Soares.

Com mais de cem associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região, a CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara, responsável apenas pela prova dos emblemáticos espumantes da região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.