[weglot_switcher]

Percursos pelas serras contam com app Smiity que tenderá a cobrir os 30 recomendados

O Governo Regional pretende dotar os Percursos Recomendados pelas serras do arquipélago de mais e melhores serviços. Nesse âmbito, a app Smiity vem permitir a disponibilização, através de uma aplicação para telemóvel, informação variada acerca do património natural do percurso, assim como outras informações úteis.
11 Maio 2017, 10h11

Isso mesmo foi apresentado por estes dias na Madeira. Neste momento, são três os percursos disponibilizados na aplicação, concretamente “25 Fontes”, “Rabaçal” e “Caldeirão Verde”, sendo que o Jardim Botânico da Madeira também já disponibiliza informações através desta aplicação. Mas é pretensão do executivo madeirense dotar, gradualmente, todos os 30 Percursos Recomendados com esta aplicação porque entende que esta “é uma forma de valorizar os Percursos Recomendados, enriquecendo a experiência e tornando-a mais dinâmica e interativa aos visitantes”. Na Madeira existem cerca de 200 levadas, sendo que a rede atinge uma extensão de aproximadamente 3.100 quilómetros, dos quais cerca de 80 são em túneis, atravessando e percorrendo toda a ilha. Quanto aos Percursos Recomendados somam-se já 28 na Madeira e 2 no Porto Santo. De referir ainda que 800 quilómetros dos canais principais das Levadas da Madeira, incluindo o Rabaçal e as 25 Fontes, são candidatos a Património Mundial da Humanidade.

 

App Smiity

 

Em concreto, falar de Smiity é falar de uma plataforma de turismo acessível, gratuita e compatível com dispositivos móveis iOS e Android, que permite às regiões, cidades e/ou monumentos comunicar com turistas e cidadãos. Esta plataforma está já disponível em vários locais de Portugal, incluindo, evidentemente a Madeiura, e ainda nos Estados Unidos da América e em Itália

Assim, a pensar nos turistas que gostam de atividades outdoor e nos amantes da natureza, a Mobinteg, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, implementou a solução Smiity, compatível com dispositivos móveis iOS e Android, nas Levadas da Madeira.

A finalidade é que as espécies centenárias que constituem a floresta Laurissilva, única nesta parte do globo, “comuniquem” com os turistas e exploradores, transportando o conceito de Internet of Things (IoT) para um ambiente selvagem, rico e quase intocado pelo Homem.

Para tal, a Smiity disponibiliza percursos com informação contextualizada que guia os turistas ao longo do percurso, dando notas acerca da riqueza geológica, fauna e flora típicas da ilha, por via da interação com Beacons, instalados em vários pontos do percurso e que interagem com o dispositivo móvel do utilizador.

De referir que estes trails podem ser consultados offline, uma vez feito o download, dado que a interação é feita via Bluetooth Low Energy. Para utilizar a Smiity instale a aplicação através do Google Play ou do iTunes.

 

A Mobinteg

 

Sediada em Lisboa, a Mobinteg (www.mobinteg.com) é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções mobile e de Internet das Coisas (IoT). A Mobinteg desenvolve soluções tanto no segmento corporate, como de consumo, procurando responder às necessidades reais dos clientes e valorizando a rapidez, eficiência e segurança na relação com o consumidor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.