Isso mesmo foi apresentado por estes dias na Madeira. Neste momento, são três os percursos disponibilizados na aplicação, concretamente “25 Fontes”, “Rabaçal” e “Caldeirão Verde”, sendo que o Jardim Botânico da Madeira também já disponibiliza informações através desta aplicação. Mas é pretensão do executivo madeirense dotar, gradualmente, todos os 30 Percursos Recomendados com esta aplicação porque entende que esta “é uma forma de valorizar os Percursos Recomendados, enriquecendo a experiência e tornando-a mais dinâmica e interativa aos visitantes”. Na Madeira existem cerca de 200 levadas, sendo que a rede atinge uma extensão de aproximadamente 3.100 quilómetros, dos quais cerca de 80 são em túneis, atravessando e percorrendo toda a ilha. Quanto aos Percursos Recomendados somam-se já 28 na Madeira e 2 no Porto Santo. De referir ainda que 800 quilómetros dos canais principais das Levadas da Madeira, incluindo o Rabaçal e as 25 Fontes, são candidatos a Património Mundial da Humanidade.
App Smiity
Em concreto, falar de Smiity é falar de uma plataforma de turismo acessível, gratuita e compatível com dispositivos móveis iOS e Android, que permite às regiões, cidades e/ou monumentos comunicar com turistas e cidadãos. Esta plataforma está já disponível em vários locais de Portugal, incluindo, evidentemente a Madeiura, e ainda nos Estados Unidos da América e em Itália
Assim, a pensar nos turistas que gostam de atividades outdoor e nos amantes da natureza, a Mobinteg, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, implementou a solução Smiity, compatível com dispositivos móveis iOS e Android, nas Levadas da Madeira.
A finalidade é que as espécies centenárias que constituem a floresta Laurissilva, única nesta parte do globo, “comuniquem” com os turistas e exploradores, transportando o conceito de Internet of Things (IoT) para um ambiente selvagem, rico e quase intocado pelo Homem.
Para tal, a Smiity disponibiliza percursos com informação contextualizada que guia os turistas ao longo do percurso, dando notas acerca da riqueza geológica, fauna e flora típicas da ilha, por via da interação com Beacons, instalados em vários pontos do percurso e que interagem com o dispositivo móvel do utilizador.
De referir que estes trails podem ser consultados offline, uma vez feito o download, dado que a interação é feita via Bluetooth Low Energy. Para utilizar a Smiity instale a aplicação através do Google Play ou do iTunes.
A Mobinteg
Sediada em Lisboa, a Mobinteg (www.mobinteg.com) é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções mobile e de Internet das Coisas (IoT). A Mobinteg desenvolve soluções tanto no segmento corporate, como de consumo, procurando responder às necessidades reais dos clientes e valorizando a rapidez, eficiência e segurança na relação com o consumidor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com