[weglot_switcher]

Petição pública para afastar Ivo Rosa ultrapassa os 170 mil assinantes

Os peticionários consideram que “a conduta do Juiz Ivo Rosa já foi várias vezes posta em causa por parte do Ministério Público (MP), por este sistematicamente violar as Leis”.
12 Abril 2021, 16h19

Depois de na sexta-feira o juiz Ivo Rosa ter apresentado a decisão instrutória aos 28 arguidos da Operação Marquês foi criada uma petição pública que pretende afastar Ivo Rosa “de toda a magistratura” e já ultrapassou os 170 mil assinantes.

A petição, assinada por 176.543 pessoas, foi criada por Vítor Neves e aponta que “a conduta do Juiz Ivo Rosa já foi várias vezes posta em causa por parte do Ministério Público (MP), por este sistematicamente violar as Leis, e criticado por Juízes desembargadores sobre decisões tomadas”.

“Este juiz foi o que absolveu arguidos no caso do ‘Gangue do Multibanco’, gangue este que se dedicou ao furto de ATM’s utilizando armas e recursos violentos por parte dos seus arguidos. O MP deste processo provou os referidos assaltos, efetuados durante a noite, recorrendo a veículos de alta cilindrada furtados e pondo em causa a tranquilidade e a ordem pública”, dizem os peticionários.

Sobre o caso judicial associado ao antigo primeiro-ministro, os peticionário asseguram que “perante todas as provas já produzidas, quer nos vários acórdãos na Justiça, quer nos meios de comunicação social, sobre a dúbia conduta deste Sr. Juiz Ivo Rosa subscrevemos que o mesmo não têm condições para ficar à frente do Processo “Operação Marquês”. “Este Processo exige o total esclarecimento e condenação, se ficar provado, de Todos aqueles que lesaram Portugal e os Portugueses”, completam.

Na sexta-feira ficou decidido que dos 40 crimes de fraude fiscal que tinham sido imputados pela acusação a nove arguidos e a cinco empresas da Operação Marquês, nenhum deles será julgado. Quanto aos arguidos, dos 28 apenas cinco vão a julgamento: José Sócrates, Ricardo Salgado, Carlos Santos Silva, Armando Vara e João Perna.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.