[weglot_switcher]

Petrobras inaugura maior unidade de processamento de gás natural no Brasil

O polo industrial do Rio de Janeiro vai receber e processar gás natural do pré-sal da Bacia de Santos. Foi inaugurado esta sexta-feira e as operações comerciais arrancam em outubro.
14 Setembro 2024, 18h49

A petrolífera Petrobras inaugurou esta sexta-feira, 13 de setembro, a maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Brasil: o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O início das operações comerciais está previsto para a primeira quinzena de outubro.

O polo industrial vai receber o gás do pré-sal da Bacia de Santos, transportado através de um gasoduto – Rota 3 -, que entra funcionamento na mesma altura. 

Segundo a Petrobras, o Projeto Integrado Rota 3 “vai viabilizar o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento, pela UPGN, de até 21 milhões de m³/dia de gás natural”, o que, adianta a petrolífera, fará “aumentar a oferta para o mercado nacional, reduzindo a dependência das importações”. 

A petrolífera diz ainda estar trabalhando em projetos no Complexo Energias Boaventura, que incluem duas termolétricas a gás, para participação nos leilões previstos pelo sector elétrico, e unidades de refinação para produção de combustíveis e de lubrificantes.

Após a conclusão das obras de todo o Complexo, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1). A planta vai operar em sinergia com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

A estimativa é que cerca de 10 mil postos de trabalho sejam gerados durante a fase de obras de expansão do Complexo e aproximadamente 3 mil empregos permanentes para a operação e atividades de suporte.

Foto: Bruno Castro / Agência Petrobras

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.