Os Estados Unidos da América retiraram temporariamente uma série de sanções sobre a Venezuela, entre as quais as que estão associadas ao mercado de petróleo, gás e ouro, na sequência de o país mostrar maior abertura para a realização de eleições presidenciais livres, agendadas para domingo.
Guterres saúda acordos na Venezuela e pede “implementação de boa-fé” para eleições “credíveis”
O presidente Nicolás Maduro chegou a acordo com a oposição para a existência de supervisão de autoridades internacionais nas eleições presidenciais. Por esse motivo, os EUA vão retirar sanções por um período de seis meses, de acordo com a informação avançada pelo governo norte-americanos.
A decisão pode ser invertida no futuro, caso não haja avanços em prol de eleições verdadeiramente democráticas, ou se forem libertados cidadãos norte-americanos detidos na Venezuela.
O Departamento do Tesouro dos EUA deu a conhecer, através de um comunicado, foram levantadas sanções sobre as transações que envolvem os mercados daqueles três recursos. O mesmo órgão alertou que é possível “modificar ou revogar” autorizações, no caso de a Venezuela não corresponder às promessas realizadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com