[weglot_switcher]

PEV critica atrasos na vacinação mas diz que evolução da Covid-19 permite avançar no desconfinamento

Após ter estado reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, a deputada do PEV Mariana Silva destacou a importância de se continuar a testar, rastrear e isolar os casos positivos, e de cumprir com o plano de vacinação, “que está a ser feito a passo de caracol”, para se conseguir travar a pandemia.
13 Abril 2021, 16h46

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) referiu esta terça-feira que os números sobre a evolução da Covid-19 em Portugal permitem avançar “para uma outra fase do desconfinamento”. A deputada do PEV Mariana Silva destacou a importância de se continuar a testar, rastrear e isolar os casos positivos, e de cumprir com o plano de vacinação, “que está a ser feito a passo de caracol”, para se conseguir travar a pandemia.

“Os números [revelados pelos especialistas na reunião desta manhã do Infarmed] foram positivos e agora podemos passar para uma outra fase do desconfinamento, que seja feita em segurança como tem sido feito até hoje. Como é óbvio, haverá mais mobilidade e isso trará mais contactos e, por isso, é necessário testar, rastrear, e isolar os casos positivos”, disse Mariana Silva, após ter estado reunida por videoconferência com o Presidente da República sobre a eventual renovação do estado de emergência.

Mariana Silva avançou que o PEV vai voltar a votar contra a renovação do estado de emergência (o partido nunca votou favoravelmente as declarações de estado de emergência, absteve-se nas duas primeiras vezes e depois votou sempre contra) e apontou como uma das justificações o facto de os dados revelados no Infarmed mostrarem que “as escolas são espaços seguros”.

“Ora, se as escolas são espaços seguros e têm regras e comportamentos que são capazes de se tornarem espaços seguros onde é possível viver o dia a dia com normalidade, então vamos aplicar também planos nos locais de trabalho, teatros, transportes público, centros de saúde e todos os espaços onde temos de andar para tornar as nossas rotinas diárias novamente possíveis”, argumentou.

Sobre o plano de vacinação, Mariana Silva disse ainda que “está a ser feito a passo de caracol” e que é preciso acelerar a vacinação e promover a compra de vacinas de outros fornecedores para que se possa vacinar a população e “assegurar que é possível travar a pandemia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.