A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou esta quinta-feira que está pronta para lançar a sua vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para idosos e mulheres grávidas, nos Estados Unidos (EUA) e na Europa, ainda este ano, segundo avança a “Reuters”.
Além da Pfizer, também a farmacêutica britânica GSK tem vacinas contra o RSV e espera apenas pela aprovação dos reguladores para a lançarem quer nos Estados Unidos quer na Europa.
O VSR é uma das principais causas de pneumonia em bebés e idosos, causando cerca de 14 mil mortes nos EUA. Após décadas de pesquisa, finalmente conseguem dar frutos, com duas vacinas bem sucedidas que estão a tentar ser introduzidas no mercado.
A responsável de investigação e desenvolvimento (I&D) de vacinas da Pfizer, Kena Swanson, afirmou que a farmacêutica está a “antecipar a aprovação nos EUA e na Europa a tempo do outono”.
Já a GSK confirmou à “Reuters” que está pronta para lançar a sua vacina nos Estados Unidos sem restrições de fornecimento.
Espera-se que a FDA (Food and Drug Administration) dos EUA aprove as duas vacinas para pessoas com idade superior a 60 anos até maio, e que para o uso da vacina Pfizer nas grávidas a decisão seja tomada em agosto. Já a decisão da União Europeia (UE) deve sair na segunda metade do ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com