A gigante Procter & Gamble (P&G) anunciou esta semana que vai realizar algumas mudanças na Gillette, marca conhecida pelas lâminas de barbear. A P&G vai assumir 2,5 mil milhões de dólares como encargos nos próximos dois exercícios fiscais para realizar reestruturações em algumas operações e custos de imparidade.
A reestruturação vai acontecer em alguns mercados, nomeadamente Argentina e Nigéria, como evidenciado pelo próprio conglomerado. Esta reestruturação visa “responder às desafiantes condições macroeconómicas e fiscais”.
O conglomerado revelou que vai fazer uma depreciação de 1,3 mil milhões de dólares no negócio da Gillette até ao fim deste ano. Esta depreciação acontece depois da P&G ter comprado a empresa por 57 mil milhões de dólares em 2005.
A marca pesa, atualmente, 8% nas vendas do segmento de cuidados pessoais. Segundo o “The Wall Street Journal”, a P&G ainda está a pagar o preço da compra da Gillette, mesmo após quase 20 anos.
O custo da imparidade, explicou a Procter & Gamble, relaciona-se com a “redução do valor justo estimado do ativo intangível sem vida útil definido da Gillette devido a uma taxa de desconto mais elevada”.
A empresa estimava que, após a compra da Gillette, o seu negócio melhorasse em 5%, o que não se veio a verificar. O conglomerado assumiu ainda, em 2019, um encargo de oito mil milhões de dólares na empresa de lâminas de barbear devido às flutuações cambiais.
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