[weglot_switcher]

PIB per capita dispara na Argentina de Milei e atinge máximos de 20 anos

A economia da Argentina cresceu 5,8% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, informou o Instituto Nacional de Estadística y Censos (INDEC).
Javier Milei
8 Julho 2025, 11h12

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da Argentina alcançou no primeiro trimestre de 2025 seu nível mais alto desde 2004, medido em dólares correntes. Segundo dados do Ministério da Economia, o indicador subiu para 15.161 dólares anuais (12.903 euros) por habitante.

Esse forte aumento foi impulsionado pela reativação da economia, pela forte correção no câmbio (o peso valorizou-se fortemente frente ao dólar, gerando parte desse grande incremento no PIB per capita) e pela liberalização dos mercados implementada pelo governo de Javier Milei.

Ao mesmo tempo, a inflação mensal, que havia alcançado 23% em dezembro de 2023 após a desvalorização inicial do novo governo, caiu para 1,5% em maio de 2025. Segundo Daniel Fernández, professor da Universidad Francisco Marroquín, na Guatemala, o grande desafio de 2025 foi cumprido, enquanto a economia argentina continua a crescer.

“O PIB da Argentina já é muito superior ao deixado pelo kirchnerismo, apesar do ajuste fiscal e monetário e da liberação do controle cambial. O PIB da Argentina dispara sob o governo de Milei. A economia argentina cresce com força desde a segunda metade de 2024. Após os ajustes fiscais e monetários, a economia começou a crescer fortemente e já se encontra 4% acima do PIB registrado em 2023, na saída do kirchnerismo”, explica o especialista ao jornal El Economista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.