[weglot_switcher]

Picar, petiscar ou comer a sério: a escolha é sua

Fique a conhecer algumas sugestões gastronómicas para este fim de semana (e não só) nas cidades de Lisboa e do Porto.
28 Julho 2017, 10h40

Lisboa

TOPO CHIADO
Conhece o Topo do Martim Moniz? Pois é, o Topo também existe num outro lugar. Viajou até aos Terraços do Carmo e criou um espaço onde é possível beber, petiscar e apanhar sol em espreguiçadeiras. O acesso a este paraíso é feito através do Largo do Carmo, no caminho que o leva ao Elevador de Santa Justa. Depois, é só escolher onde quer descansar: nas cadeiras da zona central, no piso de baixo, nas espreguiçadeiras, ou no piso superior, a zona onde se servem exclusivamente os petiscos da carta. E já que estamos a falar dos petiscos, deixamos aqui algumas opções. Salada de polvo, empanadas argentinas com sweet chilli, as tradicionais tábuas de presunto, croquetes de porco, picado de atum e manga ou rolos de chouriço e trufa. Para além dos petiscos, pode provar saladas, hambúrgueres ou um bife do lombo. E ainda deliciar-se com os cocktails de assinatura, como o Dragon Square com rum, especiarias, cerveja de gengibre, bitter e limão, ou o Sexual Healing com tequila repousada, sumo de maracujá e goma de baunilha. O Topo Chiado está a sua espera.

Terraços do Carmo
Horário: segunda a quinta 12h-24h; sexta e sábado 12h-02h e domingo 12h-24h
Preço: 45 euros para duas pessoas

OTTO
A zona do Cais do Sodré não para de inovar e de receber as mais diversas propostas, entre restaurantes, bares e cafés. E o Otto é o mais recente restaurante da zona. Um espaço requintado com decoração cuidada e muita luz natural. Encontra-se no 8 Building, que serviu de inspiração para o nome. A ementa também gira em torno do número oito. Tem sempre oito variedades de cada um dos elementos que a compõem. Ou seja, 8 antipasti, 8 saladas, 8 pizzas clássicas, 8 pizzas especiais, 8 pratos de carne e peixe, 8 sobremesas, 8 espumantes, 8 vinhos brancos, 8 vinhos rosés, 8 vinhos tintos e 8 cocktails. As pizzas são uma criação partilhada com Pino Arletto, um dos mais conceituados pizzaiolos da Europa e o responsável pela formação dos pizzaiolos do Otto.

Praça Dom Luis I, 34, Loja 9
Horário: segunda a quinta 12h30-24h; Sexta, sábado 12h30-01h e domingo 12h30-24h
Preço: 30 euros para duas pessoas

SAM CROISSANTS
Quem é que não gosta de um bom croissants francês? Mas vamos ser sinceros, os croissants portugueses são bem melhores! E são tantos, com vários recheios possíveis e três massas à escolha: folhada, brioche e cereais integrais. A pastelaria Sam Croissants, tal como o nome indica, dedica-se apenas aos croissants. O croissant é muito versátil e vai bem com opções tanto salgadas como doces. Primeiro escolha o tamanho, pequeno, médio ou grande. Depois o tipo de massa e por fim o recheio. Fácil! Escolha entre Nutella, doces de morango, framboesa ou pêssego, queijo fresco, mozzarella, um tipo creme, e ainda queijo, carne assada, ovo mexido, pasta de atum ou delícias do mar. Para completar a oferta dos croissants há batatas fritas, sopas, sumos naturais e café. Os croissants são todos feitos no local e ainda pode ver toda a produção, já que a cozinha é aberta.

Avenida das Forças Armadas 61D
Horário: segunda a sexta 07h30-21h30, sábado e domingo 8h-20h; Encerra: segunda-feira e domingo
Preço: 12 euros para duas pessoas

 

Porto

DONA AREPA
Os pratos típicos da Venezuela encontram-se no centro do Porto. O espaço é acolhedor, tem uma decoração típica sul-americana e esplanada. A especialidade da casa são, claro, as arepas: pratos de massa de pão feita com milho moído ou farinha de milho. E o recheio pode ser de atum, frango, queijo ou misto, com ovos mexidos, carne de novilho desfiada estufada, feijão preto e queijo venezuelano, ou ainda frango desfiado com abacate, cebola e maionese. Mas há outras iguarias preparadas por quatro venezuelanos, como empadas e tapas, pabéllon – arroz branco com carne desfiada, feijão preto e fatias de banana frita. Se quiser provar a cozinha venezuelana, o Dona Arepa é um espaço ideal.

Rua de Cedofeita 221
Horário: terça a quinta 12h-24h; sexta-sábado 12h-02h e domingo 12h-21h / Encerra: segunda-feira
Preço: 15 euros para duas pessoas

7 FRANCESINHAS
Afinal de contas, estamos no Porto. E é quase um crime sair da Invicta sem provar uma francesinha. Há uma casa onde este prato maravilhoso se reinventou. No 7 Francesinhas há várias versões para provar. O nome sugere sete francesinhas originais para experimentar, mas, na verdade, são nove receitas. Vai encontrar a versão clássica com as variantes que lhe acrescentam camarão e bife do lombo, mas, a partir daqui, a criatividade entra em ação e substitui os nacos de carne pelo bacalhau, peru, atum e ainda uma versão tropical com frutos vermelhos e uma rodela de abacaxi. Todas confecionadas no forno de lenha. Mas há mais especialidades, das pizzas à lasanha à bolonhesa, passando pela posta de vitela à sevilhana regada em molho de francesinha. Resumindo, há menus para todos os gostos e os preços são económicos, incluem bebida, sopa, pão, azeitonas e café. Diríamos que o seu próximo almoço ou jantar vai ser no 7 Francesinhas.

Rua da Breyner 435
Horário: segunda a quinta 07h-24h; sexta e sábado 07h-01h; domingo 07h-24h
Preço: 25 euros para duas pessoas

THE DOG
Toda a gente adora um simples cachorro quente. Esse foi o mote para criar um espaço especialmente dedicado aos famosos hot dogs, num décor confortável e elegante. A receita é a mesma: pão estaladiço, salsicha fresca, linguiça e molho picante. Além dos cachorrinhos, também pode saborear sandes de presunto com ovo estrelado, pregos no pão ou no prato, carne de novilho no pão com queijo Brie e mel. E, para completar, tem ainda saladas, sopa, tremoços e linguiça assada. Seja almoço, lanche, jantar ou ceia, venha provar o cachorro mais saboroso da cidade.

Rua 5 de Outubro
Horário: sexta à sábado 12h-23h / Encerra: domingo
Preço: 20 euros para duas pessoas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.