A Polícia Judiciária está esta quarta-feirta a conduzir buscas na habitação do ex-líder do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, avançou a CNN Portugal. Em causa estarão suspeitas de crimes de peculato e abuso de poder. As buscas dizem respeito à gestão do partido desde 2020, e decorrem de denúncias internas.
Além da habitação do ex-líder partidário, decorrem buscas na sede nacional do partido, segundo o Correio da Manhã, e na distrital do Porto.
As suspeitas estendem-se a outros dirigentes sociais-democratas, que poderão estar envolvidos no uso indevido de dinheiros públicos na anterior gestão do partido. Um deles será o deputado Hugo Carneiro, também ex-secretário geral adjunto do partido, segundo noticia o Observador. Também Florbela Guedes, ex-assessoria do ex-presidente do PSD, estará a ser investigada.
A Polícia Judiciária crê que poderá estar em causa um esquema de pagamento de ordenados a funcionários do partido com recurso a verbas atribuídas pela Assembleia da República – verbas essas que eram destinadas a cargos de assessoria dos grupos parlamentares.
A investigação, que decorre em articulação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, sustenta suspeitas de que esses funcionários não prestariam assessoria mas que prestavam sim serviços internos ao partido, em particular com apoio à juventude social-democrata.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com