O plano de investimentos dos Açores para 2026 foi hoje aprovado em votação final global no parlamento regional, com votos a favor de PSD, CDS-PP e PPM, votos contra de BE, IL e PAN e abstenção de PS e Chega.
O documento foi aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, e votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e com 22 abstenções do PS e cinco do Chega.
No início da sessão de hoje, o plano de investimentos açoriano para o próximo ano foi aprovado na generalidade, também por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e 22 abstenções do PS e cinco do Chega.
A votação do documento aconteceu hoje no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, após três dias de discussão.
O plano de investimentos para 2026 foi debatido na especialidade, onde foram apresentadas propostas de alteração aos documentos dos vários partidos, exceto da coligação PSD/CDS-PP/PPM e da IL.
Após a aprovação do Plano, segue-se a votação do Orçamento apresentado pelo executivo regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.
Os terceiros Planos e Orçamentos da legislatura preveem um investimento público global de 1.191 milhões de euros, incluindo 990,9 milhões de responsabilidade direta do Governo Regional, que apresentou como “grande desiderato” a execução dos fundos comunitários, em particular do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com