[weglot_switcher]

Plástico de uso único deverá acabar até 2025

O Pacto Português para os Plásticos já conta com mais de uma centena de entidades membro após o primeiro ano de atividade, marcado pela pandemia.
16 Abril 2021, 21h00

O Pacto Português para os Plásticos (PPP) surgiu há pouco mais de um ano, com 55 entidades, e já supera a centena de empresas, universidades, centros tecnológicos, municípios, agências públicas e associações sectoriais. Em entrevista ao Jornal Económico, o coordenador desta plataforma, Pedro São Simão, explica como se vai atingir a meta de uma taxa de 70% de reciclagem de embalagens de plástico até 2025, ano em que se pretende a eliminação total dos plásticos de uso único.

Qual a produção e consumo, mundiais e em Portugal, de plásticos e da respetiva reciclagem e reutilização?
De acordo com a organização Plastics Europe, o consumo mundial de plástico em 2019, último ano com dados disponíveis, atingiu os 368 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,5% face ao ano anterior. A nível europeu, o consumo registou um total de 57,9 milhões de toneladas em 2019, representando uma redução de 6% face ao ano anterior. Atualmente, a Europa representa cerca de 16% do consumo mundial de plástico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.