[weglot_switcher]

Plateia de notáveis na posse da nova direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado

António Almeida-Dias e equipa tomam posse esta segunda-feira na presença do ministro Fernando Alexandre, da secretária de Estado Ana Paiva e dos presidentes dos principais organismos do sector do ensino superior em Portugal. Paulo Macedo, presidente da CGD, fará uma comunicação relativa à importância do Ensino Superior para a Economia.
13 Maio 2024, 10h30

António Almeida-Dias toma posse para o segundo mandato enquanto presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP) esta segunda-feira, 13 de maio, às 10h30, no auditório 2 da Caixa Geral de Depósitos, com a presença do ministro da Educação, Fernando Alexandre, e da secretária de Estado da Ciência e Inovação, Ana Paiva.

Além de António Almeida-Dias, reeleito, por unanimidade, em março, tomam posse os vice-presidentes Armando Carvalho, José Baltazar Mendes, Manuel Damásio e Rui Tomás e os restantes orgãos sociais: João Redondo preside à mesa da Assembleia Geral e Domingos Silva ao Conselho Fiscal.

A APESP é a única entidade que formalmente representa as instituições do ensino superior privado no Conselho Nacional de Educação, no Conselho Coordenador do Ensino Superior, na Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior e no Conselho Consultivo da A3ES.

Numa entrevista recente ao Jornal Económico, António Almeida-Dias adiantou os principais problemas com que se confrontam os privados: vagas, modelo de avaliação dos centros de investigação, estatuto da carreira docente.

No triénio 2024-2026, a equipa diretiva da APESP propõe-se promover “uma mudança positiva na abordagem feita pela A3ES, alterando a cultura instalada e os problemas na arquitetura desta agência: desde logo na metodologia de abordagem que deveria ser de cariz pedagógico em relação às instituições, promovendo a melhoria, incentivando a qualidade, identificando possíveis falhas e colaborando para corrigi-las”.

Propõe-se também separar a “avaliação da qualidade dos centros de investigação” da “avaliação das candidaturas dos centros de investigação no âmbito dos programas plurianuais de financiamento da FCT”. Pretende também a criação de um regime de contratação e carreira do pessoal docente e de investigação que respeite a natureza específica do setor particular e cooperativo, assim como a sua autonomia e modelo de gestão. E acabar com a discriminação institucional entre público e privado, nomeadamente no que respeita ao reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros.

Outro eixo será o reforço da internacionalização das instituições, utilizando a APESP como veículo corporativo, dando continuidade ao bom trabalho que tem sido feito nesta área e alargá-lo, de forma particular, à comunidade de países de língua portuguesa. Tendo em conta a situação demográfica existente em Portugal, o acesso aos mercados internacionais surge como a melhor alternativa para se ultrapassar este constrangimento, justifica.

Assembleia-Geral

Presidente da Mesa – João José Pires Duarte Redondo, Fundação Minerva – Cultura, Ensino e Investigação Científica

Vice-presidente – Rui Oliveira, Cooperativa ISPA, crl.

Secretário – Marta Quaresma, CÉNIL – Centro de Línguas, Lda.

 

Direção

Presidente – António Almeida-Dias, CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, crl

Vice-Presidente – Armando Jorge Mesquita Alves de Carvalho, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Cooperativa de Ensino Superior, crl.

Vice-Presidente Tesoureiro – José João Baltazar Mendes,Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, crl.

Vice-Presidente – Manuel José de Almeida Damásio,SESC – Sociedade de Estudos Superiores e Culturais, S.A.

Vice-Presidente – Rui Tomás, Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, crl., ENSILIS – Educação e Formação, Unipessoal Lda.

Presidente do Colégio Universitário – José Ferreira Gomes, Universidade da Maia

Vice-Presidente do Colégio Universitário – José Amado da SilvaUniversidade Autónoma de Lisboa

Presidente do Colégio Politécnico – José Manuel Silva, Escola Superior de Saúde de Santa Maria

Vice-Presidente do Colégio Politécnico – Cristina VenturaInstituto Superior de Educação e Ciências

1º Suplente – Domingos dos Santos Martinho, ISLA – Santarém, Educação e Cultura, Lda.

2º Suplente – Natália Espírito Santo, E.I.A. – Ensino, Investigação e Administração S.A.

                              

Conselho Fiscal

Presidente – Domingos Oliveira Silva, Maiêutica – Cooperativa do Ensino Superior, crl.

Vogal – Victor Manuel Domingos Tavares, ESE – Ensino Superior Empresarial, Lda.

Vogal – Fausto Amaro, SINTDEI — Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação Lda.

Suplente – Enrique Vázquez-Justo, IESF – Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.