A Pluxee, empresa especializada em soluções de benefícios extrassalariais, destacou as principais medidas do novo Orçamento de Estado para 2025 (OE2025) que beneficiarão as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em Portugal.
Entre as novidades, destaca-se a redução da Taxa Social Única (TSU) e uma diminuição da taxa de IRC de 21% para 20%, com uma queda adicional para 16% para as PMEs em 2025, prevendo-se uma descida até 12,5% em 2028.
Outra medida considerada importante é a isenção de IRS sobre prémios de produtividade e gratificações, além da introdução de benefícios fiscais significativos para subsídios de refeição pagos através de cartões, permitindo uma otimização de custos de até 70%.
Segundo a Pluxee, o OE2025 também visa valorizar os rendimentos dos trabalhadores, com um aumento do salário mínimo nacional para 870 euros em 2025 e a extensão do IRS Jovem, que agora se aplica a jovens até 35 anos, com taxas de IRS reduzidas.
Marco Paiva, Country Operating Director da Pluxee Portugal, espera que “as medidas anunciadas, focadas na redução de impostos e no apoio ao aumento de rendimentos e incentivos fiscais, sejam um impulso significativo para a recuperação económica e a competitividade das empresas, especialmente das PME’s
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com