[weglot_switcher]

Poderá a cura para o Alzheimer estar à distância de um jogo para ‘smartphones’?

O jogo já contou com cerca de 2,5 milhões de participantes e os dados recolhidos são equivalentes a 9,400 mil anos de pesquisa laboratorial.
3 Janeiro 2017, 13h32

Sea Quest Hero. É o nome dado ao jogo de investigação, desenvolvido pela Deutsche Telekom e pela associação sem fins lucrativos Alzheimer’s Research UK, considerado o primeiro jogo, para smartphones, de apoio aos cientistas na luta contra a demência.

Para os que acedem à aplicação é possível viajar pelo mundo, perseguindo criaturas e recolhendo memórias. No decorrer do jogo, os dados de navegação espacial e sentido de orientação de cada jogador são recolhidos, de forma anónima, e depois combinados com os de outros jogadores, numa rede de dados.

Seis meses após ter sido lançado, os resultados preliminares do jogo foram apresentados na conferência Neuroscience 2016, em San Diego. A BBC indica que os investigadores da University College London acreditam que os resultados podem vir a ajudar no desenvolvimento de novas formas de diagnóstico da demência.

A diferença entre homens e mulheres não é uma novidade, mas existem excepções, relembra Lopes Lima, neurologista, em declaração ao Diário de Notícias. “Os homens geralmente têm mais capacidade para ler mapas e se orientarem, enquanto as senhoras têm maior aptidão para fazer coisas minuciosas, para serem mais rigorosas”, explica.

Enquanto o hemisfério esquerdo do cérebro “tem mais a ver com a linguagem”, o direito é “mais importante para a orientação espacial” e estes estão organizados de forma diferente entre homens e mulheres, explicando, assim, as diferenças observadas no estudo.

Para Hugo Spiers, neurocientista da University College London, este jogo tem capacidade para no futuro ser uma ajuda no desenvolvimento de um diagnóstico precoce de demências, como a doença de Alzheimer, e poderá ser usado em ensaios clínicos de medicamentos relacionados com a demência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.