[weglot_switcher]

“Poderá ter sucesso”: British Airways e Iberia interessadas na privatização da TAP

O grupo IAG, do qual são referência as companhias britânica e espanhola, “congratula-se com o anúncio do lançamento do processo de privatização da TAP” e acredita que “se os termos forem adequados, acreditamos que a TAP poderá ter sucesso”.
1 Agosto 2025, 08h41

O grupo IAG, que integra várias companhias de aviação e que tem como companhias de bandeira a British Airways e a Iberia, está satisfeita com o lançamento do processo de privatização da TAP e acredita que a companhia portuguesa poderá adequar-se ao modelo de negócio do grupo.

O Governo aprovou, em julho, o decreto-lei que marca o início do processo de privatização da TAP, prevendo a abertura de até 49,9% do capital social da companhia aérea a privados, dos quais 5% reservados a trabalhadores.

Numa nota enviada às redações, a IAG “congratula-se com o anúncio do lançamento do processo de privatização da TAP” e acredita que “se os termos forem adequados, acreditamos que a TAP poderá ter sucesso enquanto parte do modelo distintivo e comprovado da IAG”.

“A solidez financeira da IAG permite-nos modernizar a nossa frota, investir em aeronaves de nova geração e produtos essenciais, e liderar o setor na adoção do SAF, Combustível Sustentável para Aviação”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Nesta tomada de posição, o grupo de aviação dá o exemplo da integração da companhia Aer Lingus: “O sucesso da Aer Lingus desde a sua integração na IAG em 2015 é um exemplo claro do que pode ser alcançado. A Aer Lingus reforçou a sua marca e mais do que duplicou a sua capacidade de longo curso no hub de Dublin”.

“Atualmente, a Aer Lingus conta com 20 destinos na América do Norte, comparando com apenas 4 em 2013. Este compromisso e crescimento têm sustentado o aumento do número de empregos na Aer Lingus e viabilizado um programa de transformação que beneficia os clientes”, finalizou

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.