A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) já passaram 4.154 multas desde o início do ano a cidadãos que não usavam máscara nas ruas e espaços públicos. A informação é avançada pelo jornal “Expresso” esta quinta-feira, 19 de agosto, com base em dados obtidos através do Ministério da Administração Interna (MAI).
Um registo que dá uma média diária de 20 multas e que pode levar ao pagamento de até 500 euros. Por outro lado, desde junho de 2020, período em que este tipo de coimas começou a ser aplicado as autoridades multaram 1.392 pessoas pela não utilização de máscara no interior de salas de espetáculos e estabelecimentos públicos.
Número que se situa nas 544 pessoas multadas por este tipo de infração desde o início de 2021. Por seu turno, a não utilização de máscara dentro dos transportes públicos já valeu em 2021 a aplicação de coimas a 338 pessoas.
Recorde-se que uso de máscaras em espaços públicos, desde que não esteja salvaguardado o distanciamento de segurança de dois metros, deverá manter-se até setembro, período em que o Parlamento deverá rever a norma.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com