O Instituto Politécnico de Leria consignou a empreitada de requalificação e ampliação do Edifício C da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
A obra, um investimento de 656 mil euros, enquadra-se no projeto ‘Skills4Future’, é financiada através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem conclusão prevista para o início de 2026.
A empreitada, que compreende uma ampla requalificação do interior e exterior do Edifício C – onde se encontram sediadas diversas unidades de investigação –, inclui a criação de um novo espaço de coworking no Piso 1, onde serão criadas novas áreas funcionais e novos gabinetes.
O projeto ‘Skills4Future’, com financiamento do PRR, abrange cinco pilares que envolvem as cinco escolas superiores do Politécnico de Leiria. O Pilar 1 visa a aquisição de equipamento pedagógico e laboratorial para a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), bem como para as restantes escolas da instituição.
O Pilar 2 centra-se na requalificação do Hub de Inovação em Saúde, cuja obra já se encontra concluída, criando melhores condições para a investigação e formação na área da saúde. Por sua vez, o Pilar 3 proporcionou a Learning Factory, que se traduz na criação de um novo laboratório de fabrico digital direto, já em funcionamento na ESTG, ao qual agora se junta agora a requalificação do Edifício C.
O Pilar 4 permite a requalificação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), estando esta obra em fase final de execução, ao passo que o Pilar 5 contempla obras de requalificação do edifício da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.
“Considerando as intervenções que foram também já adjudicadas, no passado mês de junho, para a melhoria da eficiência energética no Edifício D da ESTG e na Biblioteca José Saramago, estamos a efetuar um importante investimento no Campus 2 do IPLeiria. O conjunto destas empreitadas, em que agora se inclui o Edifício C, é uma mais-valia que permitirá melhorar as condições da formação dos nossos estudantes e as condições de trabalho dos nossos professores, investigadores e colaboradores técnicos e administrativos”, afirmou José Frade, vice-presidente do Politécnico de Leiria.
A realização destas obras de requalificação e renovação de equipamentos representa um investimento total de 6 milhões e 300 mil euros, financiado pelo PRR, beneficiando diversos edifícios localizados nos diferentes campus da instituição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com