[weglot_switcher]

Politécnico de Leiria junta alunos e idosos de Centro Social e Paroquial dos Pouso em aula de geologia

Parceria entre as duas instituições visa promover a partilha de conhecimentos e emoções entre as duas gerações. “Não há idade para ensinar nem para aprender”, diz coordenadora do projeto Academia dos Sonhos.
26 Março 2025, 13h14

Uma aula singular teve lugar esta segunda-feira no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria): seis idosos do Centro Social e Paroquial dos Pousos e 11 estudantes do 1.º ano da licenciatura em Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Objetivo? Promover a partilha de conhecimentos e emoções entre as duas gerações.

Integrada na unidade curricular de Geologia de Engenharia, a aula compreendeu uma apresentação e conversa sobre as principais rochas e minerais, incluindo a oportunidade de manusear alguns destes recursos naturais, e ainda a realização de um jogo interativo para testar os conhecimentos adquiridos durante a atividade.

“A escolha do tema da identificação de rochas e minerais deveu-se ao facto de serem materiais naturais conhecidos de todos, mas que nem sempre se sabe para que servem, como se distinguem, que variedades existem ou que propriedades possuem”, explica Anabela Veiga, professora da ESTG, acrescentando que a atividade, que decorreu pelo segundo ano consecutivo, visou o fortalecimento da consciência social da comunidade estudantil e o bem-estar dos utentes.

“Com a promoção desta aula laboratorial, pretendemos não só promover um encontro intergeracional, como estimular as competências sociais dos nossos estudantes e proporcionar um momento diferente e especial a estes idosos”, acrescenta a docente.

Ao longo da atividade, os utentes do Centro Social e Paroquial dos Pousos foram não só revelando entusiasmo e curiosidade em torno das rochas e dos minerais, mas também felicidade pelo contacto com os mais jovens.

“Nunca tinha visto isto na minha vida, nem ouvido o quão valiosas são estas rochas que nos apresentaram. Também nunca tinha ido ao Instituto Politécnico de Leiria e estou muito feliz por nos terem proporcionado esta experiência”, garante Maria de Lurdes Ferreira, utente do Centro Social.

Localizado no concelho de Leiria, o Centro Social e Paroquial dos Pousos desenvolve um projeto – Academia dos Sonhos, cuja missão passa pela concretização dos desejos dos seus utentes, alguns em fim de vida, de forma inclusiva e personalizada.

“Não há idade para ensinar nem para aprender – explica Alexandra Neves, co-fundadora e coordenadora da Academia dos Sonhos – nesta parceria com o Politécnico de Leiria, temos tido duas valências: a presença e participação dos nossos utentes em algumas aulas, em que fazem trabalhos de grupo e levam trabalhos para fazer na instituição e uma ação e intervenção por parte dos estudantes dentro da nossa instituição, onde trabalhamos uma série de mensagens, muitas relacionadas com alguns preconceitos, para irmos procurando mitigar esta problemática”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.