[weglot_switcher]

Porque é que não há mais doentes recuperados de Covid-19? Graça Freitas responde

A diretora-geral de Saúde avisou que “ainda é muito cedo” para ter mais casos de pacientes recuperados. O país conta com um total de três pacientes recuperados.
  • Cristina Bernardo
19 Março 2020, 13h00

Mais de duas semanas depois do primeiro caso do novo coronavírus registado em Portugal, porque é que só existem três casos recuperados em Portugal?

Questionada sobre este tema, a diretora-geral de Saúde respondeu que passou pouco tempo desde que o primeiro caso foi diagnosticado em Portugal. Como tal, os casos de pacientes recuperados vão aumentar com o tempo.

“Esta doença, ao contrário da gripe, que só ao fim de cinco ou seis dias se encerra, tem um período de evolução longo”, começou por explicar Graça Freitas esta quinta-feira.

“São doenças de evolução longa quando há manifestações clinicas. Tivemos o nosso primeiro caso dia 2 de março, diagnosticado. Só a partir de agora é que começaremos a ter altas de pessoas recuperadas”, afirmou.

“Nas pessoas que estão internadas, o período mínimo que se estima necessário para darem dois testes negativos é de cerca de 15 dias, pelo menos. Ainda é muito cedo para termos as pessoas com os dois testes negativos, que podem ser dadas como recuperadas”, analisou a líder da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Na sua análise também apontou que o “leque [de infetados] vai desde os asintomáticos às pessoas que precisam de internamento”.

Portugal conta com um total de 785 casos positivos, mais 143 face a ontem, com três mortes confirmadas, segundo os dados da DGS divulgados esta quinta-feira. Até à data, foram registados 6.061 casos suspeitos e 488 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais de Covid-19.

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-avisa-que-grupos-de-risco-tem-mesmo-de-ficar-em-casa-562397

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.