[weglot_switcher]

Porque se tornou polémica a mudança de nome do Pavilhão Rosa Mota?

A reabertura do pavilhão Rosa Mota está envolto em controvérsia após a antiga atleta assumir que se sente enganada pela Câmara Municipal do Porto, na questão relacionada com o nome do espaço, que ficará também associado a uma bebida alcoólica.
28 Outubro 2019, 16h22

Qual a razão da revolta de Rosa Mota?

A atleta olímpica diz sentir-se “enganada” e refere que o seu nome foi subalternizado para ser dado destaque a uma marca de bebidas alcoólicas (Super Bock). Rosa Mota escreveu mesmo uma carta à Câmara Municipal do Porto na qual indica que “não dou a minha anuência a algo que parece estar definitivamente estabelecido e que não foi o que foi acordado”.

Rosa Mota assume que estava convencida de que o nome seria “Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena”. “Quando recebi o convite do senhor presidente da Câmara para a reabertura do Pavilhão, e no qual está escrito “Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota” senti-me definitiva e claramente enganada”.

O que diz a Câmara Municipal do Porto?

A Câmara Municipal do Porto emitiu um comunicado onde declara que o nome de Rosa Mota “está mais do que nunca protegido” dizendo não compreender “que alguém se possa considerar mais respeitado dando nome a um edifício em pré-ruína e sem uso, do que num moderno centro de congressos onde a sua designação está claramente inscrita”.

Quando reabre o pavilhão Rosa Mota?

O espaço vai reabrir ao público esta segunda-feira, depois de ter estado em obras que arrancaram no final de 2017. O projeto resulta de um investimento de oito milhões de euros por parte do consórcio constituído pelas empresas Lucios e PEV Entertainment – que venceu o concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal do Porto, em 2014.

Onde fica localizado o pavilhão Rosa Mota?

O pavilhão Rosa Mota fica situado nos Jardins do Palácio de Cristal, foi construído no início dos anos 50 do século XX, após demolição do edifício original. Em 1952, ainda com a abóbada incompleta, e já com o nome de Pavilhão dos Desportos, foi o palco do campeonato do mundo de hóquei em patins. Em 1991, em homenagem aos feitos alcançados pela atleta portuense, alterou o seu nome para pavilhão Rosa Mota.

Quem não vai estar presente na cerimónia?

Como forma de protesto Rosa Mota já disse que não estará presente na cerimónia de reabertura do pavilhão. Esta situação também caiu mal em Belém, de tal forma que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estava convidado para a cerimónia de reabertura decidiu não estar presente. Oficialmente, a Presidência da República justificou a ausência de Marcelo Rebelo de Sousa com a necessidade de fazer exames médicos.

O que disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre Rosa Mota?

No passado dia 8 de outubro, o Presidente da República interrompeu as audições dos partidos com assento parlamentar para inaugurar o programa desportistas no Palácio de Belém juntamente com Rosa Mota que considerou ser mais “importante do que todos os governos ou presidentes”.

“A Rosa Mota é mais importante do que todos os governos ou presidentes de Portugal”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa curta intervenção no programa desportistas no Palácio, que contou antiga campeã olímpica da maratona como oradora.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.