[weglot_switcher]

Portagens: Desconto de 50% no valor das ex-SCUT começa hoje (com áudio)

Porém, os veículos elétricos ainda não vão beneficiar destes descontos nas antigas SCUT por questões técnicas, segundo a resolução do Governo publicada na segunda-feira em Diário da República.
1 Julho 2021, 07h55

Esta quinta-feira, o desconto no valor das portagens nas ex-SCUT do interior de Portugal passará a ser de 50%.

Aprovada em Conselho de Ministros a 17 de junho, a medida do Governo institui o novo modelo de redução de 50% do valor das taxas de portagens A22-Algarve (Via do Infante), A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta, A28 – Norte Litoral, Concessões do Grande Porto (A41, A42) e da Costa da Prata.

O Governo considera que a portaria “salvaguardou ainda benefícios que tinham sido adquiridos” através da norma que estabeleceu os descontos atualmente em vigor e que não eram contemplados pela Lei do Orçamento do Estado (LOE).

Porém, os veículos elétricos ainda não vão beneficiar destes descontos nas antigas SCUT por questões técnicas, segundo a resolução do Governo publicada na segunda-feira em Diário da República.

“A implementação do regime de descontos previsto para veículos elétricos e não poluentes implicará a adoção de um conjunto significativo de medidas de operacionalização técnica que impedem que a medida possa entrar em vigor no dia 1 de julho de 2021, cuja regulamentação será oportunamente implementada através de portaria”, lê-se no diploma.

O Executivo estima que o impacto dos descontos ronde os 160 milhões de euros anuais, mas a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, destaca que sempre foi “uma defensora da redução das portagens”. Ainda assim, explica que a redução do valor das portagens “implica questões contratuais complexas” e acrescenta que é necessário “negociar equilíbrios financeiros tendo em conta que grande parte das concessões termina em 2023”, com as concessões e subconcessões.

A nova portaria dá seguimento às reduções já em vigor desde 11 de janeiro deste ano, que preveem descontos entre os 25% e os 55%, consoante a classe do veículo e o período diurno ou noturno. Até ao momento, tais reduções tiveram um impacto nas Infraestruturas de Portugal superior a 2,6 milhões de euros, segundo os dados do Governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.