O Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, vem ensombrado com os dados do Portal da Queixa que revelam que o setor já recebeu mais de 4.500 queixas este ano aumentou 17% face ao mesmo período do ano anterior.
“Entre os dias 1 de janeiro e 21 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 4.654 reclamações relacionadas com o setor do Turismo, um crescimento na ordem dos 17% em relação ao período homólogo de 2024, onde foram registadas 3.970 queixas”, revela o Portal.
Os sites de reservas de viagens e as companhias aéreas são o principal alvo das queixas.
O número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo está a aumentar, concluiu um estudo do Portal da Queixa realizado no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro.
Segundo a análise efetuada à categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, observou-se que o maior volume de reclamações registado este ano é dirigido principalmente a três subcategorias: Sites de Reservas de Viagens (48%), Companhias Aéreas (20%) e aos Sites de Reservas de Alojamento com mais de 12% das casos.
No ranking seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (5,74%); Agências de Viagens (4,23%); Hotéis (2,86%); Hotéis – Cadeias Hoteleiras (1,89%); Aeroportos (1,80%); Guias e Passeios Turísticos (1,03%); Malas de Viagem e Bagagem (0,97%); Motéis, Pousadas e Turismo Rural (0,71%) e Clubes de Férias (0,11%).
O que diz a análise do Portal da Queixa?
No cenário geral, os dados indicam que os principais motivos de reclamação contra o setor estão relacionados com problemas com pagamentos (47,14% das queixas), onde são referidos casos de ineficácia com pagamentos/transações; preço em falta ou errado; recusa de reembolso; aumento de preços; problemas com devolução de pagamentos; má gestão de reembolsos e cobrança indevida.
Na origem de 15% das ocorrências está o incumprimento de normas e condições contratuais e de segurança. Aqui são relatados casos de incumprimento de deveres legais; incumprimento de regulamentação e de condições de segurança; incumprimento de regras de higiene; má gestão de garantia; má gestão de resíduos; possível fraude; falta de segurança e violação da privacidade de dados.
A gerar também a insatisfação dos consumidores está a má qualidade do serviço ou instalações, responsável por 13% das queixas. Seguem-se os problemas com reservas (9,18%) e as falhas no atendimento ao cliente e comunicação (8,04%).
Do total de reclamações apresentadas, os dados mostram que 55,65% são do género feminino e a faixa etária que mais reclama é entre os 25-34 (27,40%).
O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) assinala a data anualmente a 27 de setembro, com o objetivo de sensibilizar para a importância do turismo enquanto motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político a nível global.
Este ano, o tema proposto pela ONU Turismo para as comemorações é “Turismo e transformação sustentável”, sublinhando o contributo essencial do setor para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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