[weglot_switcher]

Queixas contra a Amazon, Aliexpress, Wish e Shein disparam 94%

Neste período foram verificadas 997 reclamações dirigidas a marketplaces internacionais face às 515 recebidas no primeiro semestre do ano anterior.
19 Agosto 2021, 12h43

O Portal da Queixa registou um crescimento de 94% em reclamações no primeiro semestre do ano, com o principal foco dos consumidores portugueses a estar relacionado com as ofertas de produtos a preços mais vantajosos através de empresas como a Amazon, a Shein e o Aliexpress.

Durante este período foram verificadas 997 reclamações dirigidas a marketplaces internacionais face às 515 recebidas no primeiro semestre do ano anterior. A Shein (417 queixas), Wish (190), Aliexpress (168) e Amazon (104), foram responsáveis por 88% do total das reclamações neste período.

Entre as principais reclamações dos consumidores estão os atrasos ou problemas na entrega das encomendas (59% das reclamações), problemas relacionados com os produtos (funcionamento, qualidade, etc, 13%) e a dificuldade de obtenção de reembolso (11%).

Em relação ao primeiro semestre de 2020, as marcas Aliexpress, Amazon e MiniIntheBox foram aquelas que registaram o maior volume de crescimento: 137%; 136% e 200%, respetivamente.

O sexo feminino (55,6%) foi quem mais reclamações apresentou no Portal da Queixa, 55,6%, enquanto 44,1% pertencem ao sexo masculino. Em termos da faixa etária, a maioria das reclamações foi registada por pessoas entre os 18 e os 44 anos (69,7%), 45 e os 54 anos (15,3%) dos 55 aos 64 anos (8,6%) e com mais de 65 anos (6,3%).

Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust explica que “aquilo que à partida, parece ser mais um benefício da globalização digital – pelo fácil acesso a produtos de vestuário, tecnologia e eletrónica, com descontos consideráveis e raramente disponíveis em lojas físicas no território nacional -, nem sempre resulta num bom negócio para uma grande parte dos compradores em Portugal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.